NOTÍCIAS RECENTES

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Reforços 2013/2014 - Fredy Montero



O início eminente da nova temporada faz tremer o mercado. Um pouco por todo o lado, os clubes vão reforçando as suas hostes para eliminar vulnerabilidades ou aumentar os seus cofres (ou ainda diminuir o peso sobre os mesmos). O Sporting não é excepção, mas a grande diferença para os anos anteriores é que, desta feita, o grande mote parece ser comprar pouco, barato e apenas nas posições necessárias. Algo que, diga-se, deveria ser a regra e não excepção.

E eis que, finalmente, chega o jogador para a posição que preocupava todos os Sportinguistas (e que, diga-se, sempre preocupou, mesmo com Wolfswinkel) – o novo ponta-de-lança. Após semanas de intensas discussões sobre as possibilidades em aberto e desejos esfumados, o eleito foi um jogador quase completamente desconhecido para a maioria dos adeptos: o colombiano Fredy Montero.

Fredy Montero (25 anos, Seattle Sounders)



Fredy Montero é um jovem avançado de 25 anos que militou a temporada passada no Milionarios do seu país de origem - a Colômbia - por empréstimo do clube norte-americano Seattle Sounders, que representou por quatro épocas. Não sendo particularmente alto, com 1.75m, não é do tipo avançado estático preferindo marcar os seus golos de forma tipicamente móvel. Joga no centro do ataque e impõe-se com atributos físicos a nível da velocidade, agilidade, finalização com os dois pés e remates colocados. Fredy Montero parece ser uma escolha que se aproxima mais de Liedson do que de Wolfswinkel.

Percurso

 


Montero começou a sua carreira no colombiano Deportivo de Cali, onde se formou como jogador. Enquanto muito jovem foi tendo algumas aparições espontâneas, mas foram necessários empréstimos a outros clubes para poder finalmente despontar. Em 2006 e uma parte de 2007 é emprestado ao Atlético de Hulia, marcando 14 golos em 49 aparições. Retorna na temporada seguinte ao Deportivo de Cali para contribuir com 22 golos em 45 partidas. Isto chamou a atenção do norte-americano Seattle  Sounders que partiu para a sua contratação a título de empréstimo. Os 12 golos em 27 partidas convenceu os responsáveis a avançar para a contratação em definitivo. Em 2010 é contratado finalmente pelo clube da MLS.

Na sua primeira temporada a definitivo (2010, já que os períodos na MLS são diferentes das épocas europeias), marca 12 golos em 40 jogos. No ano seguinte são 18 em 46 jogos, quase absolutamente titular. O ano de 2012 veria o jogador marcar mais 17 em 49 partidas. Por fim, em 2013 e até 23 de Julho, o jogador é novamente emprestado, desta feita ao Milionários da Colômbia. Efectuou apenas 5 jogos, tendo marcado 2 golos. O seu destino no entanto, era lançar-se finalmente para a Europa para poder provar finalmente o seu real valor no meio da elite. 

Conclusão

 


A contratação de Montero apanhou praticamente todos os adeptos de surpresa. Ao contrário de muitas outras opções veiculadas pela comunicação social Montero passou largamente fora dos radares, porque a MLS não é propriamente o centro da atenção do foco mundial que paira sobre o futebol. E até na América Latina, um crónico e sobre explorado filão de jogadores para Portugal, o jogador era relativamente desconhecido, tendo-se mudado havia alguns anos para os Estados Unidos da América, sendo que o empréstimo ao Milionários foi muito fugaz.

Montero é sem dúvida um novo tipo de ponta-de-lança que chega ao clube. Rápido e ágil, este avançado é muito técnico – certamente bem mais do que Wolfwinkel – pelo que terá uma variedade de recursos bem mais alargada para explorar frente à defesa contrária. Apesar de não ser particularmente alto (com 1.75 é apenas 2cm mais baixo do que Falcao, a referência do país), não é propriamente frágil pelo que valerá mais a sua capacidade técnica do que complexidade física. Este avançado possui também um forte e colocado remate, que tanto usa para fazer brilhantes golos de fora da área, como para marcar exímios livres directos.

Este jogador chega mesmo em cima da fase final da pré-época e bem a tempo de se ambientar ao novo ambiente com os restantes membros do plantel. Talvez venha a ter uma adaptação um pouco mais custosa do que alguns elementos que já estavam na Primeira Liga, como Cissé ou Jefferson, mas muito se espera de Montero em Alvalade. O novo leão deverá demonstrar uma capacidade finalizadora muito acima de Wolfwinkel (recorde-se que o Sporting marcou apenas 36 golos na temporada passada, metade do vencedor e apenas mais um do que o último classificado) e acima de tudo, a garra de quem representa este novo Sporting. Credenciais é algo que Fredy Montero tem, números prometedores também e potencial igualmente, resta saber se estará à altura de o atingir finalmente num clube com a dimensão do Sporting.


Para finalizar, um vídeo do novo Leão:




E tu adepto, o que achas desta contratação? Acreditas que Montero é um bom reforço? O que pensas dele? Deixa-nos a tua opinião! 
Sporting Clube De Portugal - Adeptos disse...

Eu acho que é um reforço TOP para o Sporting!
Espero estar certo, porque este jogador é um jogador de enorme qualidade, com muita classe e faro de golo. Um avançado um pouco ao estilo de Liedson, mais móvel, um verdadeiro rato de área... sendo que também pode atuar a 2º avançado!

Força Montero, temos muitas esperanças em ti!

Anónimo disse...

Também acho que este jogador tem tudo para vingar no Sporting mas, por favor, tragam o Bába Diawara do Sevilha que está na lista de dispensas. Este com o Fredy a jogar nas suas costas dar-nos-iam muitas alegrias. Mas esta é apenas a minha opinião.
Saudações Leoninas...

ricleo64 disse...

parece muito bom jogador e versátil,mas os numeros em termos de golos não são impressionantes. No entanto as imagens são de um finalizador com boa técnica. Agora vamos ver em termos de regularidade.