NOTÍCIAS RECENTES

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Reforços 2013/2014 - Salim Cissé



O início da época futebolística aproxima-se finalmente a passos largos e aos poucos começam a aparecer os primeiros reforços do Sporting. Até ao presente dia foram confirmados 4 reforços: o Treinador Leonardo Jardim, os Defesas Jefferson e Maurício e o Avançado Salim Cissé. E aparentemente, mais virão. A chegada tímida e faseada das novas caras parece indicar uma política de contratações cirúrgica, para preencher lacunas e com uma boa relação de preço/desempenho.

E no fundo, isso é um sinal muito positivo para os adeptos: significa que a política de contratações ruinosa dos últimos anos, que quase levou o clube à desgraça, tem finalmente um travão. O Sporting é um clube desportivo, não uma agência de jogadores. Aqui no Sporting Adeptos não ficamos de braços cruzados e, mais do que boas-vindas, trazemos a todos vocês um resumo daquilo que valem os novos reforços, para se ficarem a conhecer melhor. Assim, neste novo conjunto de artigos, vamos analisar o percurso dos reforços leoninos para todos termos mais dados na hora de falar das novas caras de Alvalade. Hoje, dedicado ao mais recente reforço: Salim Cissé.

Salim Cissé( 20 anos, Associação Académica de Coimbra)



Salim Cissé é um avançado com uma história ainda muito curta no mundo do futebol. Este jovem guineense de apenas 20 anos, nasceu em Conakry – capital da República da Guiné, também conhecida por Guiné-Conacri, para distinguir do nosso país-irmão Guiné-Bissau – em 1992. Não se ficou nem inaugurou a carreira no seu país (que haja registo pelo menos) devido à instabilidade que, infelizmente, se faz sentir nessa Nação. Mudou-se ainda muito jovem para Roma em Itália e em 2011 tem finalmente a sua grande oportunidade de se lançar no mundo do futebol, assinando pelo Arezzo de Roma e tornando-se um ídolo dos adeptos.

Percurso



Com apenas 18 anos, Salim Cissé assina pelo Arezzo de Itália em 2011. O clube atravessou um período negro na sua história e tinha sido refundado em 2010, recomeçando por baixo um longo período competitivo. Com uma aposta maioritária em jogadores locais e bons valores para o futuro, a entrada de Salim Cissé certamente se comprovou uma boa jogada. Apesar de militar numa divisão inferior de Itália - a Série D – Cissé foi um jogador decisivo para a equipa. Ao todo somou 13 golos em 20 jogos. Actuando tanto a ponta-de-lança como a extremo, o esquerdino foi uma das grandes figuras do campeonato.

Mas a história deste jogador não seria a mesma se não houvesse talento. Os seus bons números chamaram a atenção de clubes maiores que o (agora) modesto Arezzo e na temporada seguinte (2012/2013) muda-se para Coimbra, para a Primeira Liga Portuguesa. E continua a marcar. Salim Cissé jogou maioritariamente na ala, a sua velocidade e capacidade de resistência fez com que se tornasse um flanqueador na Académica, mas o seu bom posicionamento e capacidade para aparecer no sítio certo também o viu marcar alguns golos. Ao todo, marcou 9 golos em 40 presenças, incluindo competições Europeias (Liga Europa) e Taças. No campeonato é o segundo melhor marcador da Académica com 6 golos e na Liga Europa também, com 2 tentos. Curiosamente, o melhor marcador europeu da Académica foi o jogador do Sporting, Wilson Eduardo, com quem formou um tridente atacante dos Estudantes, juntamente com Edinho, especialmente durante a primeira metade da época. Em 2013 muda-se para o Sporting, como recompensa pela performance da sua temporada, bem como potencial.

Conclusão



Salim Cissé é um avançado rápido, alto e ágil que, apesar de também jogar no centro do ataque, tem como área de acção principal as alas. É um esquerdino e possui a mais alta cláusula de rescisão no Sporting - 60 Milhões de Euros. Participou em duas temporadas de bom nível, tendo em conta naturalmente o nível de exigência diferente do Arezzo. Deixou uma marca de golos por onde passou, mas acima de tudo, uma marca de força de vontade e capacidade física. Foi encaixado num negócio de valores relativamente baixos o que também é um espelho das boas relações entre o Sporting e a Académica de Coimbra.

Em termos daquilo que poderá acrescentar ao Sporting é talvez um pouco cedo para dizer. Cissé é um jogador muito jovem com uma boa margem de progressão que pode fazer várias posições e, apesar dos bons números, não pode ser ainda seguro um acrescento imediato para o plantel. Naturalmente que ganhará algum espaço se se confirmarem as saídas de alguns jogadores mais experientes como Jeffren ou Capel e se sair Bruma pode mesmo vir a ter um papel relevante. No entanto ocupa uma posição em que o clube está muito bem abastecido com os nomes já falados, mas também com outras promessas na forja, como Salomão, Esgaio, Carrillo, Viola e ainda o seu companheiro de ataque na Académica, Wilson Eduardo. Certamente que será um ano de intensa competição nas alas. Todos com talento e argumentos de peso. E Salim Cissé não fica nada atrás.


Para finalizar, um vídeo dos seus golos, em Itália.




E tu adepto, o que achas desta contratação? Acreditas que Salim Cissé é um bom reforço? O que pensas dele? Deixa-nos a tua opinião! 


Nota: artigo editado. Obrigado pela correcção recomendada pelo utilizador anónimo.
Anónimo disse...

Começou como titular, mas acabou como suplente... O tridente de ataque da académica era composto por: marinho, edinho e Wilson Eduardo. Acho que nada fez para que motivasse a sua contratação.