NOTÍCIAS RECENTES

sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Sporting Ecléctico" - 37 anos após a Prata de Carlos Lopes!



Foi há 37 anos atrás, nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1976, em Montreal, Canadá, que Carlos Lopes conquistou a primeira medalha olímpica portuguesa no atletismo, na final dos 10 000 metros.

Os jogos Olímpicos decorreram entre 17 de Julho e 1 de Agosto, tendo ficado marcado não só pelas primeiras competições femininas de Andebol e Basquetebol, como também pelo boicote por parte dos países africanos. Assim, participaram nos Jogos da XXI Olímpiada, 6 804 atletas de 92 nações.



Entre os quais, Carlos Lopes. O atleta leonino venceu a sua eliminatória sem dificuldades e o Professor Moniz Pereira já tinha tática preparada para a final: forçar até ao limite, pois “ou rebente ele, ou rebentam os outros”.

A 26 de Julho de 1976, Carlos Lopes iniciou a final dos 10 000 metros impondo um ritmo forte, porém não conseguira terminar a corrida em primeiro lugar. Lasse Viren, o finlandês que ocupou o segundo posto durante toda a corrida, foi mais forte do que o português na última das vinte e cinco voltas e venceu, relegando Carlos Lopes para a segunda posição, a apenas cinco segundos de Viren.

Caso pretenda ver o vídeo da entrega das medalhas, poderá fazê-lo ao clicar aqui!

Apesar da alegria da conquista da primeira medalha olímpica de atletismo português, ficou no ar a sensação de que teria sido possível alcançar o ouro devido às suspeitas que se levantaram sobre Viren, relacionadas com possíveis transfusões de sangue para melhorar as suas prestações.

Oito anos volvidos, Carlos Lopes confessou ter-se sentido “perseguido durante muito tempo pela passada de Lasse Viren, qual fantasma sempre atrás de mim, que finalmente tinha exorcizado”.

Carlos Lopes pôs fim à sua ligação de quase 20 anos com o Sporting na temporada de 1986, dez anos após a conquista em Montreal, tendo explicado que a sua decisão nada tinha a ver com questões económicas ou financeiras.

A mês e meio de completar 40 anos de idade, Carlos Lopes correu e venceu a última prova em que participou, após várias lesões, uma delas no tendão de Aquiles, tratada por um mestre japonês, especialista em acupuntura, o mestre Koboyashi.

Carlos Lopes é, sem dúvida, uma das maiores figuras de sempre do atletismo mundial, do desporto português e do Sporting Clube de Portugal, clube com o qual nunca deixou de colaborar.

O português foi considerado Sócio de Mérito do clube de Alvalade e foi distinguido por cinco ocasiões com o Prémio Stromp, três das quais na categoria de “Atleta Amador” e outras duas na categoria “Olímpico”.