NOTÍCIAS RECENTES

domingo, 10 de novembro de 2013

Resumo: Benfica 4 - 3 Sporting! (VÍDEO)


O Sporting abandonou hoje ao Estádio da Luz derrotado por 4-3, num jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal que teve início às 19:45.

O 11 inicial do Sporting foi composto por Rui Patrício; Cédric, Maurício, Rojo, Jefferson; William Carvalho, André Martins, Adrien; Capel, Montero e Wilson Eduardo, sendo as alternativas Marcelo Boeck, Vítor, Slimani, Eric Dier, Carrillo, Rinaudo e Carlos Mané.

A equipa comandada por Jorge Jesus apresentou-se em campo com Artur, André Almeida, Luisão, Garay, Sílvio; Matic, Enzo Pérez, Ruben Amorim; Markovic, Gaitán e Cardozo, O banco de suplentes foi preenchido por Oblak, Djuricic, Lima, Bruno Cortez, André Gomes, Jardel e Ivan Cavaleiro.

Foi uma partida muito bem disputada na primeira metade, com o meio campo do Benfica a sobrepor-se por completo ao do Sporting, anulando assim, todos os lances de ataque construídos no meio terreno.
O Benfica chegou à vantagem logo ao minuto 11 da partida, falta de Rojo sobre André Almeida à entrada da área e Cardozo chamado a converter, bate forte e rasteiro na bola com esta a passar por baixo da barreira inaugurando assim o marcador no Estádio da Luz. Rui Patrício nada podia fazer neste remate fortissimo de Cardozo, vindo do lado direito do ataque do Benfica.
O Benfica ia dominando o Sporting a seu belo prazer, aos 15 minutos mais um grande remate de Cardozo fora da área e desta vez, grande defesa de Rui Patrício a negar o 2º de Cardozo, que acabaria por se confirmar mais tarde.

O primeiro remate da equipa de Alvalade surgiu ao minuto 19, quando Wilson Eduardo recebe a bola vinda de um bom trabalho do meio campo do Sporting, rematou cruzado mas ao lado da baliza de Artur que ainda se esticou. 
Apesar de os primeiros 30 minutos terem o claro domínio da equipa encarnada que contava com mais posse de bola e mais ataques à baliza adversária, foi aos 36 minutos que o Sporting chegou ao golo do empate! Grande jogada pela direita com Wilson Eduardo no comando, cruzamento largo que passa por toda a área do Benfica e Diego Capel, pleno de oportunidade a rematar forte de pé esquerdo, sem deixar que o esférico tocasse no chão! Estava feito o empate na luz, delírio dos adeptos sportinguistas nas bancadas! 

Sem mais alguma oportunidade de golo, apenas bolas divididas a meio campo, o Benfica viria a chegar de novo à vantagem. Bastaram 6 minutos à equipa de Jorge Jesus para fazer o 2-1, quando ao minuto 41 um bom entendimento entre Enzo Pérez e Gaitan, cruzamento do argentino e Cardozo, sozinho sem qualquer marcação a cabecear para o fundo das redes de Rui Patrício.
À semelhança do 2º golo do Benfica, marcado em apenas 6 minutos, a equipa encarnada 3 minutos depois voltaria a dilatar a vantagem! Ao minuto 44, perda de bola de William Carvalho no meio campo, jogada a ser conduzida por Gaitan na ala esquerda, cruzamento rasteiro de Ruben Amorim para a entrada da área, e bomba de Cardozo, de pé esquerdo, de primeira, sem hipóteses para Rui Patrício. 

A primeira parte deu-se por terminada e o placar dava a sensação de que o jogo estava terminado. O Benfica vencia por 3-1 o Sporting, que não se tinha conseguido impor à superioridade do meio campo adversário. A equipa encarnada que já trazia o "trabalho de casa" feito, sabia como travar o meio campo criativo de Alvalade e passados 45 minutos da partida, estava a conseguir. 

Início da 2ª metade, pontapé de saída para o Sporting, com ambas as equipas a entrarem em campo sem qualquer alteração processada. Era um Sporting diferente o da 2ª parte, mais criativo e a pressionar a equipa adversária no seu meio campo, com o primeiro lance da partida a ser um lance polémico na área encarnada. Montero a ler bem o lance e a ganhar a bola a Luisão, que trava o ponta de lança do Sporting ainda dentro da área do Benfica, o árbitro mandou seguir. O Sporting viria a mexer na equipa, com a saída de Wilson Eduardo para a entrada de André Carrillo, que havia ficado no banco de suplentes depois de ter garantido a titularidade nos últimos jogos.
Ao minuto 61, grande defesa de Artur a negar o 2º golo dos leões! Remate fortíssimo de Adrien, de fora da área, para uma bela defesa do guarda-redes brasileiro. A evitar o inevitável, a ceder canto.
No minuto seguinte, o golo do Sporting a chegar por intermédio de Maurício! Canto na esquerda cobrado por Adrien e o central brasileiro, ao primeiro poste, a cabecear para o fundo das redes. Estava feito o 3-2 e o Sporting dava a entender, que o jogo não tinha acabado. 

O Benfica ia assistindo a esta mudança de atitude radical na equipa leonina e Leonardo Jardim deixou bem clara essa intenção, tirando André Martins para a entrada de Slimani, que já tinha resolvido o jogo frente ao Marítimo quando apontou o golo do empate. Aos 75 minutos já se notava uma ascensão no rendimento leonino, que já conseguia sobrepor-se ao meio campo adversário criando várias oportunidades flagrantes de golo. A equipa da casa viu um golo ser negado pela trave da baliza de Rui Patrício, quando Markovic recebeu a bola vinda de um livre cobrado na lateral esquerda e o desvio do sérvio a enviar a bola à trave. 
No lance seguinte, oportunidade para o Benfica matar o jogo mas sem sucesso. Cardozo recebeu bem na área um cruzamento da esquerda de Gaitan, amorteceu com o peito e rematou de pronto e Rui Patrício com a perna direita, a negar o quarto golo a Cardozo. 

O avançado do Sporting acabado de entrar Islam Slimani, isolado por Carlos Mané, frente a Artur, remata ao poste! Esteve perto do empate o Sporting, empate esse que viria a concretizar-se. Minuto 91, Golo do Sporting! Slimani, de cabeça. Livre lateral cobrado por Adrien, na esquerda e desvio do argelino no meio dos centrais, sem marcação, a empatar a partida e a levar o Sporting para o prolongamento! Estava assim estabelecido o empate na partida para o Sporting, 3-3 marcavam os placares da luz, num dérby inesquecível!

Intervalo para prolongamento e um grande jogo até ao momento, com seis golos, muita emoção, intensidade elevada e incerteza no vencedor! Iniciado o prolongamento, a primeira ocasião de perigo voltaria a ser do Sporting. William Carvalho na área recebe a bola no peito, remate de pé direito, mas Artur defendeu com segurança.

Após o lance do médio do Sporting, golo do Benfica. O capitão do Benfica cabeceia no chão, a bola vai fraca mas Patrício deixa a bola passar por baixo das pernas! Um golo que deixa Rui Patrício mal na fotografia, onde os jogadores reclamavam o facto de a bola não ter ultrapassado a linha de golo. Estava feito mais uma vez a vantagem para o Benfica, 4-3 era o resultado que se manteria até ao fim.
Com poucas ou nenhumas mais oportunidades de golo, eis o lance mais polémico do dérby. Minuto 107, bola dividida entre André Almeida e Carlos Mané na área do Benfica, onde o lateral direito joga a bola claramente com o braço. Mais uma vez, o árbitro Duarte Gomes, nada assinalou. 
O Sporting continuava a tentar quando ao minuto 109, depois de uma bela jogada de Montero, que conseguiu fugir à marcação, Slimani a cabecear ao lado do poste direito da baliza de Artur. 
O defesa centro Marcos Rojo foi expulso ao minuto 113 por uma falta algo desnecessária sobre Ivan Cavaleiro, tendo visto assim o 2º amarelo e respectivo vermelho.

Final da partida no Estádio da Luz, derrota com sabor amargo para os mais de 7 mil sportinguistas que tanto apoiaram a sua equipa do início ao fim, ficando pelo caminho na Taça de Portugal ao perder com o Benfica por 4-3 após prolongamento.






Aqui fica o resumo do jogo em vídeo com os melhores momentos e golos do Sporting: 


Anónimo disse...

Grande jogo, grande derby, grande intensidade, emoção até ao fim.

Tenho a certeza que, tal como na minha, em milhares de lares Sportinguistas se viveu o jogo de tal modo que todos se imaginavam na Luz, no seio dos nossos adeptos que foram, de facto, incansáveis, do primeiro ao último minuto.

Por momentos, quando fechei os olhos, deu-me a sensação de o jogo ser em Alvalade, tal era a superioridade da nossa voz relativamente à das claques encarnadas. Esta força é, realmente, brutal!

Quanto ao jogo, um derby ao qual já não se assistia há muito, alternância de resultado, indecisão até ao fim, grandes disputas de bola entre as equipas, grandes lances, grandes defesas... e alguns casos polémicos que podiam ter modificado o resultado final.

Também faz parte, neste momento não vale a pena lamentarmo-nos mais sobre isso, o passado já lá vai. Há que aprender com os erros e lutar, contra tudo e contra todos, pelos nossos objetivos.

Gostei particularmente do Slimani, que tornou já presas a formação do Alba, do Marítimo e agora também o Benfica, mostrando assim serviço quando o mesmo lhe é solicitado e tornando-se uma opção viável para Leonardo Jardim.

No geral, penso que foi um excelente jogo, impróprio para cardíacos. Em pequenos pormenores, talvez o Benfica tenha merecido um pouco mais vencer do que nós, mas também em pequenos pormenores, talvez o Sporting não tenha beneficiado da "sorte" de uma entidade chamada equipa de arbitragem.

Continuamos sempre do vosso lado, nós acreditamos em vocês rapazes!