NOTÍCIAS RECENTES

terça-feira, 18 de março de 2014

A Deturpação do Movimento e Memória Curta



Existe quem queira deturpar a essência do Movimento Basta.

A certa altura, começou-se a falar do movimento como algo usado para fazer pressão aos árbitros. Algo criado por gente pouco inteligente e arruaceira. Vamos lá ver se eu consigo esclarecer essas mentes iluminadas.

O Movimento existe para dar voz à indignação que os adeptos (em particular os adeptos do Sporting, embora todos os outros tenham obviamente as suas razões de queixa) sentem pelas terríveis arbitragens e mais importante ainda, pela falta de transparência e responsabilização da classe de árbitros. Mais ainda, não são visíveis alterações nesse aspeto.

Ninguém está interessado em mudar o status-quo.

O Movimento não existe para pressionar os árbitros. Existe para tentar catalisar a mudança no Futebol Nacional. Poderá ser, ou não, bem sucedido mas pelo menos está a tentar.

Outra ideia peregrina é que o Movimento é mais um exemplo do "típico" choradinho do Sporting. Será que ninguém se lembra do momento em 2001 onde adeptos do Benfica cortaram a segunda circular em protesto contra as arbitragens? Serei o único? (fonte: http://www.maisfutebol.iol.pt/geral-benfica/5319d30230049bfb1c59fdb3.html)

Será o Bruno de Carvalho (esse maluco, que só se queixa) o único a dizer que é prejudicado? A fazer a dita pressão? A falar em faixas encomendadas? 

Ou será que o Vieira já disse esta época sobre um arbitro que "ou é cego ou não tem competência" e "Nas primeiras seis jornadas, temos quatro penáltis por assinalar a nosso favor e dois golos marcados em fora-de-jogo. Não sei se já há faixas encomendadas por alguém(...)". (fonte:http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=3447409)

Ou que o Pinto da Costa disse, aquando da derrota com o Benfica este ano: "Não quero, de maneira nenhuma, dizer que Artur Soares Dias foi desonesto, mas não tem condições para apitar. Sendo honesto, não sabe, não tem competência para apitar o FC Porto. Ele deve abandonar a arbitragem(...)" e ainda justificou a classificação com: "As pessoas esquecem-se que a perda de cinco pontos de avanço começou no Estoril, com uma arbitragem inacreditável de Rui Silva. Estivemos duas vezes em vantagem: sofremos o 1-1 com uma grande penalidade inventada; voltámos a ter vantagem, mas depois sofremos um golo em fora-de-jogo. São dois pontos que perdemos com uma arbitragem que me fez lembrar Inocêncio Calabote. Não me lembro de uma arbitragem que tenha influenciado tanto o resultado de um jogo. (fonte: http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=46&did=135994)

Deixem de ser virgens ofendidas. Deixem de pensar que é só o Sporting e que nós somos uns coitados. A diferença é que desta vez nós reagimos. Basta.

Saudações Desportivas,

Sportinguista
Sporting Clube De Portugal - Adeptos disse...

Há muita gente que não percebe que o intuito do Movimento Basta é dizer BASTA e ACABAR com a arbitragem e decisões rascas no Futebol Português, para bem do mesmo!

Contra tudo e todos, FORÇA SPORTING!