NOTÍCIAS RECENTES

domingo, 25 de maio de 2014

Sporting: Melhor Clube do Mundo?


(Texto original do blog "Crónicas de um Sportinguista")


Quando se fala de futebol, volta e meia ouvimos alguém dizer "o Sporting é o maior de Portugal! Somos dos maiores da Europa! Temos os melhores adeptos do Mundo!".

A minha resposta é simples: Não.

Não somos os maiores de Portugal, não somos dos maiores da Europa nem tão pouco temos os melhores adeptos do Mundo.

Vejamos:

Em Portugal, o Sporting tem 18 campeonatos, o Porto 27 e o Benfica 30 (nem venham cá com a história dos 33 que isso não pega). Estamos há 12 anos sem conquistar um Campeonato Nacional. Antes disso estivemos 18 anos festejar.

Na Europa pouco fizemos: Temos a Taça das Taças como maior conquista (há 50 anos), temos uma meia final europeia e uma final da Taça UEFA, que perdemos. A última vez que jogámos na Champions, ainda o Moutinho era capitão.

Quanto aos melhores adeptos do Mundo, à nossa frente temos clubes como o Celtic, Liverpool, Dortmund...
Como podemos ser os melhores adeptos, se somos apenas 100 mil sócios, dos quais apenas 50% pagam quotas? Como podemos ser os melhores se não temos sempre casa cheia? Ou se assobiamos quando as coisas não correm tão bem?

Mas isto não quer dizer que não podemos ser. Podemos ser o Maior em Portugal. Podemos ser dos maiores da Europa e podemos sim ter os melhores adeptos do Mundo!

Tem de existir um trabalho rigoroso e continuo da direção e nós, adeptos, temos de dar a mão ao Clube e crescer com ele. Não é só virmos para as redes sociais dizer que somos os melhores e que o resto não presta. Já contribuíste para a Missão Pavilhão? 10 euros chegam. És sócio? Por 6 euros mensais podes ser.

O primeiro passo para resolver um problema é admitir que ele existe. Agora depende de nós soluciona-lo.

Saudações Leoninas,

Sportinguista

5 violinos disse...

Subscrevo.
Apenas acrescento que sermos dos melhores do mundo só depende da força que deveríamos dar ao presidente. Se soubermos apoiar BC e ele continuar no rumo certo podemos chegar lá, tenho a certeza, mas depende disso, ele não pode fazer tudo sozinho; a Missão Pavilhão é a prova que os adeptos são uma vergonha e não querem passar da cepa torta; oxalá eu esteja enganado!

Unknown disse...

Bem quanto a melhores do mundo em termos desportivos não sei se será possível visto que somos um clube de Portugal e só por si torna a tarefa difícil. Depois tal como está dito em cima a não temos a casa cheia quase nunca mas também com estes horários e normal porque com jogos ao domingo a acabar as onze da noite e assim não da para sportinguistas de fora de Lisboa virem frequentemente visto que só chegariam a casa a más horas e têm que trabalhar no dia seguinte.
Depois o que eu queria mesmo dizer é que no exemplo de adeptos como os do celtic, liverpool etc vemos adeptos de idades ja elevadas a levantarem-se da cadeira por o cachecol no ar e cantarem musicas como o "you will never walk alone! que fazem momentos fantásticos. Mas eu penso que nos cá poderia-mos fazer a mesmo coisa, mas é preciso um incentivo como aquele no intervalo do jogo contra o atletic de bilbao na liga europa de há dois anos com a nossa musica "o mundo sabe que", para mim dos momentos mais arrepiantes que ja vivi no estádio do Sporting e não era toda a gente a cantar, mas nesse intervalo o que aconteceu é que o speacker pediu ás pessoas para se levantarem e porem o cachecol no ar e cantarem e criou se um grande ambiente. Penso que é disso que precisamos, o speacker puxar pelas pessoas de maneira a que um dia se calhar seja todo o estádio a cantar e nos tornemos um clube com os melhores adeptos.
Outras coisa que eu não gosto e as claques separadas e nelas estarem os lideres todos a frente e o resto la atrás nem canta, penso que seria muito mais produtivo espalhar alguns desses lideres pela claque de maneira a puxar por toda ela.

Unknown disse...

Excelente. O Sporting apenas depende de nós, adeptos, para ser "apenas", não o melhor clube do mundo, mas o melhor de sempre!

Unknown disse...

Subscrevo tudo o que a notícia referiu

Visitem também o meu blog :)
https://aopiniaodabola.blogspot.pt