NOTÍCIAS RECENTES

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Reforços 2014/2015 – Junya Tanaka

E eis que chega ao fim mais um Campeonato do Mundo de Futebol. Pelo menos para a Selecção Nacional Portuguesa. Ao contrário de anos recentes a prestação nacional foi francamente desastrosa mas, como também é um costume bem português, foi rica em novelas de qualidade duvidosa. Tendo de tudo um pouco, desde o sacrífico pessoal do Melhor Jogador do Mundo por uma equipa longe do seu fulgor de outros tempos às convocatórias sem sentido na cabeça de todos menos do seleccionador nacional, três jogos bastaram para devolver os jogadores a casa e a moral dos portugueses ao sítio de onde só sai quando há futebol, o rés-do-chão. Para compensar este golpe no ânimo, a direcção decidiu oferecer mais um presente ao Universo Sportinguista, a mais recente contratação - Junya Tanaka.

Junya Tanaka (26 anos, Kashiwa Reysol)




Junya Tanaka é um avançado completo de 26 anos, natural de Tokyo, Japão. Contrariando uma tendência infelizmente elevada nos profissionais de futebol europeus, Tanaka sempre conciliou os seus estudos com o futebol. Assim, enquanto estudava na Universidade de Jutendo era também jogador de futebol na Liga Universitária jogando no Jutendo Daigaku, (literalmente Universidade de Jutendo). Findo os seus estudos, ingressa no Kashiwa Reysol que representa desde 2009 acompanhando o clube no melhor e no pior. Com 1.81 e 75 kg, é um dos raros jogadores asiáticos a vestir a camisola leonina.

Percurso




Tanaka é sem dúvida a maior surpresa até agora deste novo Sporting. Vindo literalmente do outro lado da Terra, este atacante foi contradado ao Kashiwa Reysol da J-League onde envergava o número 18 e desempenhava várias tarefas no ataque da equipa nipónica. O registo mais antigo deste avançado data de 2006 altura em que frequentava os primeiros anos na Universidade de Jutendo, mas já antes disso dava nas vistas no futebol jovem. Presume-se que partilharia o seu percurso académico com jogos pela equipa universitária, mas é apenas em 2009 que salta para a ribalta. Nesse ano integra a equipa de Kashiwa Reysol na qualidade de “Jogador Especialmente Designado”, jogadores do Sistema de Ensino sobre os quais o Governo acredita que têm alto potencial desportivo e que promovem para equipas de elite da J-League. Soma 9 presenças e os responsáveis da equipa acreditam nele, levando à sua contratação efectiva. Infelizmente, o Kashiwa desce nesse ano. 

Em 2010 somaria 26 presenças e 6 golos ajudando a sua equipa a voltar à elite do futebol Japonês. Mas seria em 2011 que explodiria finalmente, com 30 presenças e 13 golos - culminando no título de campeão Nacional com o Kashiwa - mais 4 no Campeonato Mundial de Clubes, com um golo ao Auckland City. 2012 e 2013 cimentariam a sua importância na equipa participando em mais 62 encontros com 17 golos, mais as competições asiáticas. Este ano, estando a J-League em andamento e Junya em forma, com 5 golos, vê finalmente concretizada a sua vinda para a Europa para jogar no Sporting.

Conclusão





Tanaka é um avançado polivalente, que tanto joga na frente como nas alas, embora brilhe mais como segundo avançado. A sua característica mais marcante é o seu remate fulgurante de esquerdo que usa tanto em jogo corrido como em bolas paradas. Tanaka é conhecido também pela sua resiliência, resistência e acima de tudo pela sua intensidade e entrega ao treino e ao jogo. Numa característica que várias vezes se vê apontada aos grandes jogadores, em especial a Cristiano Ronaldo, Tanaka é o primeiro a chegar ao treino e o último a sair. Disciplinado e ético, Junya parece ser a antítese do jogador de futebol europeu ou sul-americano. Para o Sporting poderá trazer um conjunto de armas de ataque bem variado. 

Se é verdade que este ano o Sporting não se pode queixar de falta de golos, também o é o facto de nem sempre as alas funcionarem na perfeição. A potencial saída de Capel e a inconstância crónica de Carrillo levam as alas a verem vários jogadores rodarem, nem sempre com os resultados desejado. Com a permanência de Carlos Mané, Héldon e talvez Wilson Eduardo, este jogador chegará para dar aquela diversidade extra ao ataque do leão. O que certo é que Tanaka reúne o consenso dos seus ex-companheiros como sendo um excelente jogador e uma contratação excelente para o Sporting, chegando mesmo ao ponto de não perceber a sua ausência dos convocados do Japão para ao Mundial. Aquilo que Tanaka não de certeza é um golpe de marketing.

Vê também um vídeo com as habilidades e golos de Tanaka:



E tu adepto, o que achas desta contratação? Acreditas que Tanaka é um bom reforço? O que pensas dele? Deixa-nos a tua opinião!