NOTÍCIAS RECENTES

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O ''Soldado'' Lima e a Dignidade de quem é Valente

 Quanto ao José Lima, quero mandar-lhe mais um abraço solidário, tal como lhe mandei quando recentemente foi vergado em Alcochete pelo Chelsea, já aí eu percebi o destino que o esperava.

O Mister Lima estava na Academia desde o dia 16 de Dezembro de 2006, altura em que substituiu o nosso querido Mister Luis Martins e bateu por 4-0 o Lusitano Futebol Clube no relvado Nº1 de Alcochete, com Hat-Trick do ala canhoto Alison Almeida e um tento do nosso ala direito Bruno Matias. Lembro-me ainda que nesse jogo, jogámos com o Marco Lança como Capitão, Jorge Abreu jogou no lugar do lesionado Daniel Carriço, o nosso "8" era o "Cavalão" André Pires (que "motor" tinha este puto) e o Andre Cacito foi suplente utilizado, tal como foi o Sebastião Nogueira.

Em todos estes anos nem uma única vez ouvi o Lima elogiar ou criticar qualquer Presidente ou Administração do Sporting, NUNCA, nem uma única vez. O Lima nunca foi "Franquista", "Jebista", "Godinhista" ou "Brunista", ZERO, ele era Sporting sob Sporting e sobre Sporting.

O Lima nunca apoiou nenhuma figura, para ele só havia o Sporting e era para a instituição que ele trabalhava, não era "seguidor" de nenhum dirigente, nem trabalhava para ninguém, só para o Sporting. Lembro-me que uma vez o critiquei (enquanto treinador) e ele terá dito algo como "hoje estou aqui, amanhã posso já não estar", o que ele quis dizer, foi que nunca estaria agarrado ao lugar, pois como "Treinador" e Homem que é sempre soube que tinha que estar preparado para seguir em frente caso não fosse bem-vindo.

Lima nunca foi um seguidor, um acólito, nem um miserável lambe-botas como alguns "homenzinhos" que por aí andam, o Lima sempre foi um "Soldado" do Sporting, e na hora do adeus, saiu pela porta pequena, logo ele, um Tetra-Campeão Nacional (uma vez pelo Alverca e três pelo Sporting) e que tem quase 30 anos de sócio do "seu" Sporting.

Há semanas ou meses que eu andava a pensar algo, mas nunca o partilhei com o agora ex-Coordenador Técnico Bento Valente. Vinha pensando que ele se estava a "enterrar" no Sporting, pois era a única pessoa na estrutura da Formação com COMPETÊNCIA para legitimamente liderar a sua área, mas, o Bento gradualmente nos últimos 18 meses apercebeu-se de uma coisa, apercebeu-se que ele ironicamente, apesar de ser o mais competente, não tinha grandes "poderes" na Academia, e apercebeu-se que quem estava acima dele não só sabiam MENOS que ele, como não lhe davam ouvidos.

Era uma situação ingrata, um homem competente a ver-se incapaz de aportar competência à estrutura e pior, a ver o seu bom nome e boa reputação profissional a ficarem associados a um catastrófico declínio do sector da Formação Leonina, bem como com situações que ele provavelmente terá considerado pouco éticas.

Há meses que eu pensava, "Bento, demite-te, sai daí que estás a enterrar-te ao seres "solidário" com situações com as quais não concordas". Tantas vezes o pensei que ele acabou mesmo por ter a sensatez e a dignidade de se afastar de algo que não era o que ele sonhava quando em 2013 regressou ao "seu" Sporting.

A Formação do Sporting essencialmente está nas mãos de 4 pessoas, são elas o Director Geral de Formação Virgílio Lopes (já agora, feliz aniversário), o seu fiel "escudeiro" e amigo Francisco Barão que em 15 meses de Alcochete já conseguiu ocupar 3 cargos, ao Psicólogo Miguel Sampaio, e ao treinador dos Iniciados A, Pedro Venâncio. São essencialmente estas 4 pessoas que "mandam" e a meu ver PREJUDICAM o Sporting no seu sector da formação, e TODAS elas entraram porque o actual Presidente do Sporting (o auto-denominado "Empresário de Trampa") assim o quis. O dia em que estas 4 pessoas saírem da Academia, os jogadores da Formação até fazem uma festa, eu bem sei o quanto os jogadores os "adoram".

Durante anos os Sportinguistas queixaram-se da "Troika" Pedro Mil-Homens, Jean Paul Castro, Diogo Matos e Paulo Cardoso, pessoas que NUNCA saiam da estrutura enquanto outros eram despedidos ou eram-lhes apresentados contratos que só podiam recusar, mas os "Troikistas", esses nunca eram despedidos, simplesmente se fosse necessário mudavam de cargos e nunca perdiam as rédeas do poder, protegiam-se e seguravam-se uns aos outros. Curioso.

Nestes 21 meses já foram cometidos TANTOS erros básicos de má gestão dos recursos humanos, da política de contratações, dispensas e renovações de jogadores da Academia, que seria uma lista infindável.

O Sporting ainda este verão dispensou o adjunto dos Bês João Martins (26 anos de idade e 6 anos de experiência na Formação Leonina) para o substituir por Luís Boa Morte, mas isto fez algum sentido do ponto de vista económico ou desportivo?

Este verão o Sporting deixou "fugir" o Treinador Bruno Freitas para o Benfica e manteve ou fortaleceu apostas nos "amigos" Barão e Venâncio. Pobre Mister Freitas, há anos que era dos melhores treinadores no Polo EUL, a caminho dos 40 anos de idade e nem uma oportunidade para assumir uma equipa em Alcochete, isto é que foi boa gestão?

Deixaram "fugir" para o FC Porto o Mister Luís Filipe Gonçalves (Tetra-Campeão Nacional pelo Sporting) que já lidera confortavelmente a tabela no comando dos Sub-15A do FCP.

O Joao Couto Bi-Campeão Nacional pelo Sporting em Juvenis e Campeão Nacional de Juvenis pelo Benfica também não servia melhor que Barões, Venâncios (que esteve 12 anos sem treinar entre 2000 e 2012) e Boas Mortes (que tem 1 ano de experiência a treinar os INFANTIS do Fulham)?

E os nomes que eu sugeri durante o verão, o Bruno Lage não seria melhor que o Barão, e o Luís Nascimento que eu também sugeri à SAD, não seria melhor que o Venâncio (é que nem UMA VEZ o Venâncio lhe ganhou 1 jogo que fosse apesar do Sporting ter os melhores jogadores, já para não falar na DISPARIDADE em experiência)? E os nomes que eu sugeri para o Scouting?

A realidade é esta, andar a vender electrodoméstiscos é uma coisa, mas para "mandar" na Formação do Sporting há que se conhecer minimamente o fenómeno, há que ter conhecimentos básicos de Psicopedagogia para se saber lidar com jovens atletas, e há que conhecer o mercado, há que saber quem são os MELHORES Treinadores, os melhores Psicólogos, os melhores Scouts, etc, e não ir buscar os amigos com quem jogaram à bola ou que andaram a posar para fotografias durante a campanha eleitoral (https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/10388075_712400442175600_7654559315377677665_n.jpg?oh=fcb92fe916666d2b4c5c145fc4465ac7&oe=54AB5362&__gda__=1420582996_d0169b9345ac0306e219a99426c69d71).

Quanto ao Lima, esteja tranquilo, quem trabalha e conhece esta área, sabe da sua competência, e mais, não é só a competência, é a GRANDE capacidade de trabalho que o Lima tem evidenciado desde os tempos em que era conhecido nos Juniores do Alverca como "A Máquina Infernal". O Mister em breve estará novamente empregado, e mesmo sendo longe do "nosso" Sporting, verá que será mais feliz e desfrutará de um ambiente de trabalho mais "saudável".

Quanto ao Bento, ele teve a valentia para dizer adeus ao sonho de continuar no "nosso" Sporting, mas pode dormir de consciência tranquila e pode olhar-se no espelho sem complexos, pois a sua dignidade exigia-lhe que tomasse uma posição condigna do homem sério que ele é.

Quanto a trabalho, há uns que quando saírem da Academia coitados, vão ter que andar pelos hotéis a tentar vender frigoríficos, enquanto o Bento, sabe que terá à sua espera propostas de Clubes (Nacionais e Internacionais) e Agências de Intermediação desportiva, pois toda a gente nesta indústria sabe quem é o Bento Valente. Já o Virgílio e o Barão, coitados, só o meu barbeiro é que se lembra deles, e refere-se a eles como "os piores jogadores do Sporting no Século XX".

"A adopção de uma política de Recursos Humanos assente na meritocracia, com definição de objectivos e avaliação em conformidade"

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, a 30 de Junho de 2013.
Saudações Leoninas.
VIVA O SPORTING!!!
 
André Carreira de Figueiredo (leia aqui o original)