NOTÍCIAS RECENTES

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Governo de Timor-Leste visita Sporting

 http://www.sporting.pt/Imagens/83801.jpg

Com o objetivo de estreitar relações entre o Sporting Clube de Portugal e Timor-Leste, Leovigildo Hornai, Secretário de Estado timorense, fez-se acompanhar pela sua comitiva numa visita às instalações do clube leonino.

Vicente Moura substituiu Bruno de Carvalho, visto que o presidente leonino se encontra com a equipa principal de futebol na África do Sul e afirmou que: «Esta é uma visita no âmbito da aproximação do Sporting com núcleos e com as entidades estatais de nações amigas. Hoje o caso concreto é Timor-Leste, onde temos uma filial sportinguista. O Secretário de Estado da Juventude e Desporto visitou-nos e tinha curiosidade para conhecer in loco as condições de trabalho do Sporting e a sua dimensão. Ficaram impressionados e deixaram uma mensagem expressiva no livro de honra do Museu. Em breve poderemos trocar instrumentos de colaboração e protocolares para renovar e fortalecer os laços com Timor-Leste. Naturalmente que o país tem jogadores de grande talento, pois tanto nascem lá como cá em Portugal e é importante que o Sporting esteja sempre atento e informado sobre os talentos que vão surgindo em todo o mundo».

Bruno Mascarenhas, vogal para a expansão e núcleos do Clube, explicou como surgiu esta visita: «Tivemos a informação da visita do senhor Secretário de Estado a Portugal e sabemos que o país está agora a reerguer-se, a criar as suas infraestruturas e a fazer uma grande aposta no desporto. Tem uma população jovem e ávida da prática desportiva. Tendo em conta as relações históricas que temos, a filial Sporting Clube de Timor que conta com uma presença histórica e muito bem posicionada no país, fazia todo o sentido ter aqui o senhor Secretário de Estado e a sua comitiva. Queremos ter uma relação mais próxima com a filial e as instituições timorenses».

Já Leovigildo Hornai explicou o interesse timorense no clube português: «A intenção da visita foi para ver de perto o desenvolvimento da Academia Sporting. O clube tem muita qualidade e um grande estádio. Da parte do governo de Timor-Leste que tutela o desporto, queríamos fazer esta visita para ver de perto qual a possibilidade de uma cooperação de futuro. A hospitalidade foi um ponto alto, com o máximo de atenção por parte do vice-presidente e da estrutura do clube. Em Timor queremos continuar a investir no futebol para promover o talento dos nossos jovens timorenses, de forma a estarem prontos para competir a nível internacional. Vamos discutir a possibilidade de uma futura relação com o Sporting para desenvolver os clubes nacionais. Estamos na era do Sporting. É um ano em grande para o clube, com grandes contratações».

Em último lugar, o novo diretor das relações internacionais do Sporting, Augusto Inácio, também falou sobre esta visita: «Foi uma honra receber o senhor Secretário de Estado de um país que é praticamente novo. O Sporting está sempre disponível para procurar os princípios de um novo país. Veio conhecer o estádio e a academia e, dentro do que podemos fazer, vamos intensificar as relações entre as partes. Mas nada como visitar in loco as condições e este foi um intercâmbio muito bom. Estamos sempre disponíveis para ajudar neste aspeto. Agora faz sentido um segundo encontro para saber exatamente aquilo que Timor quer».