NOTÍCIAS RECENTES

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Análise ao Plantel 2013/2014: As Laterais Defensivas

Agora que encerrado o Mercado de Transferências, poderemos fazer uma análise mais intensiva ao que é o plantel do Sporting para 2013/2014, analisando desta feita as laterais defensivas.
Depois de um defeso recheado de surpresas no que diz respeito às laterais defensivas do clube de Alvalade, parecem já encontrados os donos para as duas posições.

No lado direito da defesa, Cédric Soares parece ter finalmente uma temporada de afirmação definitiva na equipa de Leonardo Jardim, beneficiando das saídas de Miguel Lopes (para o Lyon, por empréstimo) e de Santiago Arias (para o PSV, a título definitivo).

Para além de Cédric, Leonardo Jardim contou com um reforço proveniente do Brasil, Welder (veio por empréstimo do Palmeiras), que era o principal concorrente do português para a posição, porém, a aposta pareceu ter sido falhada, uma vez que já no encerramento do mercado, o Sporting movimentou-se e conseguiu mesmo contratar Iván Piris, lateral-direito paraguaio (veio igualmente por empréstimo), que irá ser, ao que tudo indica, a verdadeira concorrência para Cédric.

Na minha opinião, é Cédric quem deve assumir, para já, a posição, uma vez que é o jogador que apresenta melhor forma (Welder está regularmente na Equipa B, enquanto Piris ainda não tem ritmo para a competição), mais entrosamento com os restantes colegas (deve-se também ao facto de conhecer os companheiros de equipa há mais tempo) e para além disto, experiência de primeira liga, factores que deverão levar Leonardo Jardim a optar pelo português.

No que diz respeito ao lado esquerdo da defesa leonina, a saída de Joãozinho (titular na última parte da época passada, com Jesualdo Ferreira) e a entrada de Jefferson (uma das principais figuras do Estoril da temporada transata) foram as maiores novidades.

Porém, para além de Jefferson, Leonardo Jardim conta ainda com Seejou King, que parece ser a principal alternativa ao brasileiro, e também com Iván Piris, que apesar de actuar preferencialmente a lateral-direito, também pode fazer o lado esquerdo da defesa.

Recorde-se igualmente que para as duas posições, Leonardo Jardim pode também fazer, se necessário, a ligação com a Equipa B, onde actuam jogadores como Mica, Ruben Ribeiro, Miguel Serôdio, Manafá e Riquicho.

Dando novamente a minha opinião, Jefferson é sem dúvida alguma o dono do lugar, pois para além de ser um jogador que entrega tudo em campo, durante os noventa minutos de jogo, é um jogador rápido, forte, eficaz defensivamente e que empresta uma qualidade ofensiva acima da média. A meu ver, e assim como Cédric, leva vantagem frente aos concorrentes directos, uma vez que é um atleta que já tem muito ritmo de jogo, experiência de primeira liga e que empresta mais qualidade à equipa do que os restantes jogadores que referi.
 
 
Anónimo disse...

Mais uma vez grande post, bela ideia, excelente execução.
Depois de passagens por Evaldo's e Welder's, encontrámos finalmente os donos das nossas laterais... E que donos. Cédric já todos nós conhecíamos, mas esta época parece ter "acordado", felizmente. Quanto a Jefferson, boa surpresa este brasileiro que provou, ao contrário de muitos, saber adaptar-se ao futebol leonino. Isto porque, apesar da boa época dos canarinhos, jogar no Estoril ou em Alvalade, é incomparavelmente diferente.

Anónimo disse...

Concordo com a senhora acima xD

Um grande post... e sim concordo, em relação ao Cédric assumir o lado direito da nossa defesa. Em relação ao Jefferson, gosto muito dele. Ele tanto assume pela defesa... como sai por uma correria ali a fora. E quando vê que pode fazer algo de errado, ele atrasa, e não inventa. Mas é a minha opinião, já perdeu bolas... mas não deixa de ser um dos meus favoritos...

Volto mais uma vez a elogiar este post...

SL - By: JP

Unknown disse...

Dois grandes laterais, ambos com imensa qualidade! Relativamente à lateral direita, Cédric é claramente o senhor e dono da posição, visto que conta como concorrentes o brasileiro Welder, que apesar de ter feito ja alguns minutos com o emblema leonino, não oferece tanto poderio ofensivo e defensivo como o português e o Ivan Piris, que ainda não deu nas vistas devido a não possuir ainda nenhum minuto em partidas oficiais pelo Sporting. Quanto à esquerda, Jefferson é igualmente o dono da ala esquerda, sendo que na minha opinião, o único jogador a fazer realmente frente ao defesa esquerdo seria.. Marcos Rojo. Este tem o seu lugar definido e certo a defesa central, mas não passa completamente por despercebida a sua qualidade como defesa esquerdo, nomeadamente na selecção argentina. Seejou King apresenta-se como 2ª ou 3ª opção, se for contabilizada a possibilidade de Rojo ser a 2ª, tal como Ivan Piris será a 2ª ou 3ª opção para a direita, uma lateral composta por Cedric, Welder e Ivan Piris. Mais uma vez, excelente post. Ficarei à espera da próxima edição! SL