NOTÍCIAS RECENTES

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Debate: O Novo Avançado do Sporting - Parte 2



Como é sabido, no final da presente época desportiva, Ricky Van Wolfswinkel deixará Alvalade rumo ao Norwich de Inglaterra. O jogo do passado Domingo contra o Beira-Mar foi o seu último oficial com a camisola Leonina e torna-se agora necessário encontrar um avançado à altura do Sporting. Continuando a nossa tarefa informativa, trazemos esta semana mais algumas soluções para esta posição fulcral num clube da dimensão do nosso Sporting.

No artigo anterior (podem ver aqui: O Novo Avançado do Sporting - Parte 1) foram apresentados e discutidos alguns nomes já apontados como alguns dos possíveis candidatos a novo avançado do Sporting. Alguns por via da imprensa nacional, outros por serem desejo de alguns adeptos. Todos tinham em comum o facto de jogarem já na Primeira Liga Portuguesa, facto que pode ser uma vantagem para o clube, quer do ponto de vista desportivo como económico. O Sporting é um clube global e como é óbvio isso nunca seria um factor eliminatório. Olharemos esta semana para avançados que jogam noutros campeonatos e têm sido associados ao lugar mais avançado na formação Sportinguista.

Libor Kozák (23 anos, Lazio)



Libor Kozák é um avançado Checo que começou a sua carreira ao serviço do nacional S.F.C. Opava onde ficou até 2007/2008. A época seguinte viu-o partir para a Lazio, histórico clube de Roma que disputa a Série A italiana, para completar a sua formação. Em 2009/2010 partiu por empréstimo para o Brescia (Série B) sendo presença assídua nos encontros e marcando 4 golos. Volta ao seu clube na temporada seguinte onde vai tendo aparições intermitentes até à época presente. É o suplente mais usado marcando nas 3 temporadas seguintes (esta incluída), marcando 6, 4 e 0 golos no campeonato, respectivamente.

Libor Kozák é um típico avançado de Área. É um jogador alto (1.93m) que costuma jogar como jogador-alvo e cujo foco principal é finalizar. A sua principal arma é precisamente o jogo aéreo batendo-se decentemente nas tarefas mais físicas. A sua carreira não tem sido brilhante na Lazio, mas é preciso referir que se encontra num clube onde tem a concorrência feroz de titãs como Miroslav Klose, Floccari ou Louis Saha. Ainda assim teve um papel preponderante na campanha europeia da Lazio, tendo sido o melhor marcador da equipa. É um avançado com um tipo de jogo semelhante a Van Wolfswinkel, para o melhor e para o pior.

Prós: Bom jogo aéreo; Presença na Área; a Lazio não deve ter grandes entraves à sua saída.

Contras: Pouco contributivo para a organização do jogo; limitado em algumas vertentes físicas; pode estar pouco receptivo a mudar-se para Portugal.

Islam Slimani (24 anos, C.R. Belouizdad)



Slimani é um nome que pouco dirá aos adeptos portugueses. E não é para menos. Islam é um Argelino que joga no C.R. Belouizad de Alger. Começou a sua carreira no Chéraga, clube também argelino, antes de se mudar em 2009. Pouca informação há sobre os seus feitos, devido à distância e pouca visibilidade do seu campeonato. Ao que foi possível apurar marcou 8 golos em 30 presenças na equipa na sua primeira época. Até ao momento, Islam foi presença regular na equipa, contribuindo com 32 golos ao longo de 4 temporadas. Slimani é um internacional desde o ano 2012 e marcou também 6 golos em 11 presenças.

As características de Islam são um pouco uma incógnita. Slimani é a estrela da equipa e a prova disso é a multiplicação de páginas e vídeos de apoio que proliferam pela internet. Islam é um bom finalizador, marcando a grande maioria dos seus golos com o pé direito. É um jogador alto (1.86m) não sendo uma torre, parece ter uma boa capacidade de aceleração pelo corredor central. É difícil fazer uma comparação séria entre a sua capacidade real com o esperado para um avançado europeu dada a diferença de nível entre o seu campeonato e o Português. É preciso notar que este avançado não tem por base mais do que uma notícia saída há umas semanas num desportivo e que motivou um comunicado da Direcção a desmentir o tipo de informação que estava a ser prestada.

Prós: Barato; certamente veria com bons olhos o lançamento da sua carreira para a Europa.

Contra: Vem de um campeonato pouco relevante; período de adaptação ao futebol europeu poderá ser complicado; tem dois avançado Argelinos melhor posicionados do que ele: Ghilas e Soudani.

Edinho (30 anos, Málaga C.F)



Arnaldo Edi Lopes da Silva é um avançado bem conhecido do público Português. Apesar de jogar no Málaga, tem sido sucessivamente emprestado e encontra-se actualmente na Académica de Coimbra. Começou a sua carreira no Almada, tendo passado por Barreirense, Braga, Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal antes de ter rumado aos gregos do (agora caído em desgraça) AEK. Seguiu-se o Málaga, mas apenas de contrato, já que jogou nas últimas temporadas em Portugal por empréstimo no Marítimo e Académica.  Soma também algumas internacionalizações, quer em Sub-21 como na Selecção A.

Edinho é um avançado que tem sido sugerido nos últimos tempos pela imprensa como alvo do Sporting, mas não só. Também o S.C. Braga tem interesse no mesmo. Trata-se de um avançado rápido e ágil que joga no corredor central. Apesar de usar as transições rápidas como arma principal, também usa muito bem o jogo aéreo. O seu percurso tem sido o de um verdadeiro viajante mas os seus números não têm sido particularmente impressionantes. Tirando este ano em que contabiliza 18 golos em todas as competições, raramente ultrapassou os 10 por época (para o campeonato). Um dos seus grandes atractivos seria a experiência e o preço, mas talvez não seja suficiente para convencer os adeptos Sportinguistas.

Prós: Ágil; versátil e experiente; barato; excelente temporada corrente.

Contras: Não tem números passados muito impressionantes; pode não ter o fulgor para render o mesmo que outras hipóteses mais jovens que ele.





E tu, o que achas destes três avançados? Qual é na tua opinião a melhor solução para o Sporting? Quem gostarias de ver no ataque do Sporting? Deixa a tua opinião.

Nota: Esta é uma série de artigos dedicados ao debate sobre o Novo Avançado do Sporting. Mais opções serão avançadas nas próximas semanas. Contamos com as tuas sugestões também.
Sporting Clube De Portugal - Adeptos disse...

Grande post.. uma grande rúbrica!
Adoro este tipo de rúbricas, confesso que são das minhas preferidas.. muito bem escrita e estruturada.
No que diz respeito ao tema do post, penso que destas três alternativas, não conheco o argelino, mas das três, preferia claramente o Kozák. Edinho é um jogador que não aprecio e nao tem qualidade para o Sporting!
Kozák faria sem dúvida uma bela dupla com Ghilas... Jogadores a apostar!

Anónimo disse...

E o Nabil Ghilas?? Esse é essencial para o ano!!

Anónimo disse...

E o Nabil Ghilas?? Esse é essencial para o ano!!

Jose Pina disse...

a meu ver a primeira escolha para o Sporting seria Ghilas, possante, bom finalizador e um jogador que sabe jogar de costas para a baliza.

Como segunda escolha talvez o Kozak , mas a vir que viesse como alternativa, porque seria uma adaptação dificil...

Anónimo disse...

O argelino não conheço mas os outros 2 não me parecem melhores que o nivel de purovic´s e tiui´s.
Penso que se o sporting não consegue ninguem melhores que estes acho que tanto wilson eduardo como betinho seriam opções bem mais serias, baratas, e identificadas com o clube.
SL

Anónimo disse...

comprava o Ghilas claro é fundmental, e para concorrer com ele trazia o avançado de 20 anos do copenhaga, de 1,93m, que na sua 1ª época a serio como sénior, pois o ano passado só jogou 3 jogos, marcou 19 golos Andreas Cornelius, grande jogador, forte, poderoso, remate forte de pé esquerdo, de cabeça é tipo o jardel, rapido e marca livres, vale a pena ver este link:http://www.youtube.com/watch?v=7KI7_ffuteI

Dinis disse...

Andreas Cornelius do Copenhaga é um avançado com um potencial enorme e o campeonato dinamarques é um mercado bastante acessivel e que pode ser explorado pelo Sporting. Havendo tambem o Helenius (1,95m e 22anos) do Aab e o Makienok Christoffersen (2,01m e 22anos) do Brondby. Outra bela opção seria Nico Castillo do Univ. Católica do Chile. Este avançado de 20anos é ja chamado de novo falcão e foi um dos principais destaques do ultimo Sul Americano sub20.

Unknown disse...

Eu acreditava mais no Ghilas. tem provas dadas no nosso campeonato.

Unknown disse...

Eu acreditava mais no Ghilas. tem provas dadas no nosso campeonato.

Anónimo disse...

Eu que o melhor para o Sporting, será o Ghilas já conhece bem o futebol português, e é um jogador possante e com veia goleadora, e com sentido de baliza. Força Sporting.

Unknown disse...

Avançado é o Ghilas, possante, bom finalizador, e já familiarizado com o campeonato Português. Pode é não haver graveto...

Anónimo disse...

Ta visto que 1 ponta d lança tem k ser sul americano analizem kem tem passado pelos 3 grandes na ultima decada