NOTÍCIAS RECENTES

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Jogadores emprestados pelo Sporting - Análise


O Sporting, na época 2013/2014, emprestou muitos jogadores para outros clubes, de forma a dar rotatividade a uns, e experiência e tempo de jogo a outros.

Neste artigo, vou analisar profundamente cada jogador e dar a minha opinião se devia ou não integrar a equipa.

Nota : Não insultem. Se não forem da mesma opinião, comentem controladamente a vossa opinião.


Fito Rinaudo

Fito foi emprestado pelo Sporting ao Catania de Itália. Jogou 18 jogos (17 no Campeonato Italiano e 1 na TIM Cup)

Tem características tanto defensivas como atacantes, é bastante agressivo (no modo positivo) e é um bom recuperador de bolas. É versátil, duro, e tem uma grande visão de jogo, capaz de fazer passes a rasgar pelo espaço vazio e criar desequilíbrios. Uma das desvantagens é a sua velocidade. É lento na velocidade de reacção e na aceleração e sprint .

Neste momento, na minha opinião, não tem lugar na estrutura inicial. Temos jogadores mais potentes fisicamente, com algumas características mais precisas para aquele lugar. O jogo no meio-campo tem de ser rápido e fluído, coisa que Rinaudo, na minha opinião, não iria acrescentar ao Sporting.

Nuno Reis

Foi emprestado ao Cercle Brugge na Bélgica. Jogou 12 jogos na Liga Belga e 23 no Sporting B, na II Liga Portuguesa

Do pouco que vi do Nuno, na seleção de Sub-20 e no Sporting, é um jogador com raça, bom nas alturas, capaz de ganhar qualquer bola lá em cima, o que é essencial na Liga dos Campeões e no Campeonato, onde algumas equipas jogam com o dito "pontapé para a frente".

Não posso dizer muito do Nuno, pois não observei muitos jogos dele. Acho que deveria voltar para o avaliarem melhor, em termos de condições para jogar, e darem-lhe uma oportunidade.

João Mário

Emprestado ao Vitória de Setúbal, já é certa a sua vinda para o Sporting. Jogou 15 jogos na Primeira Liga Portuguesa, 1 na Taça da Liga e 13 na II Liga Portuguesa (no Sporting B)

Pode jogar a Médio Centro ou a Médio Direito. Tem como vantagens a velocidade, aceleração e a velocidade de reação, também como o drible evoluído e a forte capacidade de visualização do jogo e efetua passes precisos, sem perder muitas bolas.

A meu ver, João Mário será uma opção muito válida para o Sporting. Sangue novo para a equipa, que vai dar velocidade ao jogo, brilho e mais fluidez no que toca à transição defesa-ataque.

Zezinho

Neste momento emprestado ao Veria FC. Jogou 25 jogos na Liga Grega e 3 na II Liga Portuguesa (Sporting B).

Pode jogar a Médio Defensivo e a Médio Centro. Tem uma capacidade recuperadora de bola acima da média, capaz de recuperar a bola no terço defensivo. É veloz, inteligente na maneira de jogar e efetua passes arriscados. Um dos pontos negativos é a concentração que é preciso ser trabalhada, se voltar.

Se voltar ao Sporting, será difícil a sua utilização, uma vez que William Carvalho e Adrien Silva fazem a sua posição. Com o trabalho certo, que acho que Marco Silva fará, acho que Zezinho pode ser opção apenas para os jogos do campeonato e da Taça da Liga.

Valentín Viola

Emprestado ao Racing Club, na Argentina. Jogou 32 jogos (13 jogos na Liga Argentina Apertura, 17 jogos na Liga Argentina Clausura e 2 jogos na Copa Sudamericana)

Pode jogar a Extremo Direito ou a Avançado Centro. Tem uma capacidade de finalização excelente, com um grande sentido de baliza, nunca a perdendo de vista. A força física e a capacidade de aguentar em pé depois de um toque é mais debilitada, e por isso será mais difícil aguentar a carga de alguns defesas mais fortes fisicamente.

Acho que será uma boa opção para o Sporting e trará competição para o Montero e o Slimani, e isso será benéfico para todos.

Diogo Salomão

Emprestado ao Deportivo de la Coruña, de Espanha. Jogou 6 jogos na Segunda Liga Espanhola, 3 na Liga Portuguesa pelo Sporting, 7 na II Liga Portuguesa pelo Sporting B e 1 na Taça da Liga pelo Sporting.

Diogo Salomão é um extremo rápido, que se desmarca bem, desiquilibrador e que tem qualidades como o drible e o controlo de bola. Tem qualidade suficiente para fazer competição a todos os extremos da equipa. Veloz e concentração são um dos fortes deste jogador.

Acho que seria uma opção bastante válida se voltar para a equipa do Sporting.

Betinho

Foi emprestado a meio da época ao Vitória de Setúbal. Jogou 17 jogos na II Liga Portuguesa (Sporting B) e 8 na Liga Portuguesa (Vitória de Setúbal).

É um jogador potente fisicamente, psicologicamente e tecnicamente. Jogador proveniente da Academia do Sporting, tem um enorme talento e de certo que iria ajudar bastante a equipa principal.
Com a sua força física, consegue aguentar a carga dos defesas, manter a bola no pé e passar pelos mesmos. Como avançado, tem uma finalização bastante boa e vem sempre atrás buscar jogo, distribuindo para os corredores, e assim fazendo jogar e criar situações de peCrigo.

Acho que seria uma opção válida se o Marco Silva acreditar neste jogador e trabalhá-lo. 

Salim Cissé

Foi emprestado ao Arouca. Jogou 9 jogos na Liga Portuguesa (Arouca) e 9 jogos na II Liga Portuguesa (Sporting B)

É avançado centro e tem uma elevada estatura física. É bom no jogo de cabeça, ganhando as bolas no ar, seja num cruzamento, ou numa disputa de bola no terço ofensivo do campo. É evoluído tecnicamente e faz o mesmo que o Betinho. Vem buscar o jogo atrás e distribui pelas alas, fazendo jogar.

Ainda não teve muitas oportunidades, mas acho que seria um bom jogador para a Taça da Liga ou Taça de Portugal. Neste momento acho que não seria opção ainda para jogos grandes no campeonato e na Liga dos Campeões.

Diego Rubio

Foi emprestado ao CS Pandurii Lignitul Târgu-Jiu (Roménia) e reemprestado ao Sandnes Ulf (Noruega). Jogou 15 jogos ao serviço do Pandurii.

É avançado centro ou extremo esquerdo. Tem um bom remate, forte e é capaz de rematar fora de área com perigo. Tem um grande sentido de oportunidade e sentido de baliza, sem nunca perder a noção onde está e onde está a baliza.

Acho vantajoso para ele que tenha sido reemprestado, já que,na minha opiniã, não iria ter muitas oportunidades na equipa principal.

Gael Etock

Emprestado ao Cercle Brugge, na Bélgica. Jogou 25 jogos

Destaca-se pelo seu faro ao golo e pelos seus bons movimentos atacantes. Assemelha-se com Samuel Eto'o, mas é um pouco menos móvel que Eto'o. Tem alguma velocidade mas não muita. Tem uma grande qualidade de drible e é capaz de desequilibrar os defesas.

É uma boa opção para o Sporting, apesar da fraca velocidade, mas que pode ser trabalhada.

Miguel Lopes

Emprestado ao Lyon, de França. Jogou 32 jogos

Lateral forte, capaz de fazer o corredor todo, durante o jogo todo. Também tem muita experiência estando na selecção e poderia ser uma opção válida no que conta à experiência em grandes jogos.

Nota : Rumores de jornais dizem que vai ser emprestado outra vez, provavelmente para o Lyon.

Tobias Figueiredo

Emprestado ao Reus, de Espanha. Jogou 13 jogos.

Com constituição física forte, alto, pode jogar a Defesa Central ou a Médio Defensivo. É bastante forte nas bolas no ar, e agressivo sobre a bola, fazendo uma pressão bastante agressiva e alta.

Considero uma boa opção e com trabalho, acho que poderá ser titular aos poucos. 

Zakaria Labyad

Emprestado ao Vitesse. Jogou 18 jogos na Liga Holandesa.

Pode jogar a Extremo ou Médio Ofensivo. Tem como qualidades o drible rápido, a velocidade, agilidade e a aceleração. É capaz de passar por um adversário com facilidade. Contem também um remate potente, que pode fazer muitos golos fora de área.

Teria uma enorme competição para o seu lugar mas, na minha opinião, tem lugar na equipa.

Nota : Se me tiver esquecido de algum jogador, por favor comente nos comentários que irei analisá-los.
Sporting Clube De Portugal - Adeptos disse...

Excelente análise, parabéns! SL

Anónimo disse...

O viola nos jogos k jogou este ano marcou 2 golos e provo o k tinha demostrado o ano passado, fraca finalização e falha no momento final da jogada e os nossos extremos teem k marcar golos. Rinaudo e joao mario esses sim, pois tamos na champions e temos k ter 2 jogadores por cada posição, contando k dificilmente o william ficara, os dois deviam ficar mas nao para serem titulares mas sim como 2 opção.

miguelrocha disse...

Antes de mais, saudações leoninas.
Não concordo com algumas análises, muitos deles por mim não voltavam, caso do Salomão, cisse, Rubio, o Etock acho que já não pertence ao Sporting.
O joao mario sim, o zezinho e o tobias talvez, de resto pode ir tudo embora, só dava uma oportunidade ao Labyad para ver se vale a pena ou não.
Apesar de não concordar como referi acima, não posso deixar de louvar a atitude de fazer a análise, bom trabalho.

Anónimo disse...

Labyad pode ter qualidade técnica, mas como homem vale 0. Ainda para mais provoca os adeptos com as últimas declarações. Por mim tem guia de marcha.
Nuno Reis, nem no olhanense jogava. E baixo. Fraco no jogo aéreo. Infelizmente não podemos guardar todos. Ele não faz parte da lista.
Tobias figueiredo....mostrou qualidade. Mas....se nem na b jogava, por alguma razão deve ser. Na terceira divisão espanhola pode ser que lá tenha aprendido alguma coisa.
Miguel Lopes com o salário que tem, pode ficar por lá.
O resto....a ver

Marcos

Fred disse...

Peço desculpa, mas este artigo tem muitas coisas manifestamente erradas, Alguém aqui não está bem a par da realidade. Primeiro Etock já não pertence ao Sporting, e por isso não volta de certeza. Cissé nem no Arouca teve espaço, e já mostrou vontade de sair do Sporting. Salomão? Qualidade? Mentira. Jamais teria espaço, é um jogador que nem na 2ª divisão espanhola faz a diferença! Ainda por cima com a possível concorrêcia de pelo menos Capel, Carrillo, Wilson Eduardo, Mané, Heldon, Shikabala, Dramé, Iuri Medeiros, e quaisquer possíveis reforços. Sendo que achei que foi injusta a forma como afastamos o Labyad, pois ele não tinha culpa do contrato que lhe oferecemos inicialmente, e sendo um jogador jovem e talentoso, acho que agora era impensável que voltasse pois claramente pelo que se tem visto, não tem uma boa relação com o clube e apenas está interessado no dinheiro. Dadas as lacunas e a exigência da próxima época, apenas chamaria a pre-epoca Viola (embora nem na Argentina mostre faro goleador ao contrário do que este artigo pretende mostrar, talvez fosse uma alternativa boa num 4x4x2, como segundo avançado), João Mário e talvez Zézinho. O resto eu emprestava mais um ano. Também não estou certo de que o Nuno Reis ainda seja do Sporting. SL.