NOTÍCIAS RECENTES

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Reforços 2014/2015 – Oriol Rosell

E eis que após quase 10 meses de futebol frenético chega ao fim a época de 2013-2014. Aquela que era uma época aguardada com um misto de entusiasmo, ansiedade e esperança acabou por se revelar muito melhor do que mesmo os mais optimistas previam e o Sporting teve a sua melhor época a nível interno dos últimos anos. Terminada a temporada é finalmente a altura em que chegam caras novas ao clube e, tristemente, algumas saem. Optando por uma abordagem radicalmente diferente de outros tempos, mais uma vez o presidente Bruno de Carvalho joga cedo e criteriosamente. Seguindo-se a Paulo Oliveira e Slavchev eis que chega mais um, desta feita directamente dos Estados Unidos, o espanhol Oriol Rosell.

Oriol Rosell (21 anos, Sporting Kansas City)





Oriol Rosell Argerich é um jovem médio-defensivo espanhol de 21 anos. Nascido na localidade de Puig-Reig, perto de Barcelona, Oriol iniciou o seu percurso nos escalões de formação do Barcelona, passando pela sua equipa B em 2011-2012. Muda-se para o Sporting Kansas City em 2012 e chega finalmente ao Sporting. Com 1.82m e 74kg é mais um reforço para o meio-campo defensivo leonino.

Percurso






Oriol, conhecido também por Uri nos Estados Unidos, tem um percurso curioso. Nascido para o futebol numa academia que é, tal como a do Sporting, uma das melhores do mundo, este jovem médio cresceu em La Masia juntamente com outros nomes como Deulofeu e Rafinha. À chegada a sénior assina contrato profissional com o clube, actuando durante uma época no Barcelona B. Aqui participaria em 6 jogos. A titularidade era rara para Oriol e por isso mesmo decide optar por uma atitude arriscada: no final da época 2011-2012 parte para os Estados Unidos juntando-se às fileiras do Sporting Kansas City.

É neste clube no meio do país que Uri despertaria finalmente para o seu futuro. Até ao final de 2012 jogaria em 6 partidas (com 1 golo marcado) e a partir do início de 2013 agarra de estaca um lugar cativo no onze. Com 3091 minutos de jogo repartidos por 36 partidas, Oriol foi o 12º jogador mais utilizados na Major League Soccer… com apenas 19 anos! Marcaria ainda o seu 2º golo antes do ano terminar. O ano de 2014 vê a estrela do Kansas City alinhar em mais 13 jogos, repartidos entre MLS e Liga dos Campeões Americanos. Num movimento que causou espanto e choque entre os adeptos americanos, Rosell mudou-se esta época para o Sporting onde dará continuidade ao seu percurso e, esperamos todos, ao seu potencial.

Conclusão






A contratação de Oriol não foi apenas uma surpresa para os adeptos americanos. Também para qualquer sportinguista o foi. Trata-se de um jogador com credenciais, já que era uma das peças importantes do Sporting Kansas City, pese o relativamente baixo peso que o campeonato americano possa ter na Europa. No entanto, tratando-se de um médio defensivo, Oriol prepara-se para ter uma vida difícil no Sporting. O sector central do terreno leonino apresenta uma fortíssima concorrência e a sua posição em particular não se antevê nada fácil para jogar assiduamente. Basta relembrar que o titular da posição é a revelação do ano e o mais recente grande talento leonino, William Carvalho. Mas não só: Rinaudo pode voltar de empréstimo, Zezinho também, Ruben Semedo pode lutar pelo lugar. Até mesmo Adrien e o estreante Slavchev podem fazer a posição. Se bem que é improvável que estes venham todos a disputar a mesma posição -  longe disso - a verdade é que a entrada de Rosell indica, no mínimo, uma mexida no meio-campo defensivo - o adeus de Rinaudo, quiçá.


A verdade é que Uri tem argumentos de peso para ter um lugar na equipa do Sporting. Não sendo tão portentoso como William, consegue compensar com uma temporização de corte invejável e acima de tudo uma qualidade técnica bastante refinada. Sendo um trinco pouco vocacionado para aparecer nas zonas de finalização, Oriol destacou-se no Sporting Kansas City como um excelente distribuidor de jogo, com passes longos certeiros e precisos, bem como pela sua solidez defensiva. Com uma época mais preenchida pela frente, Uri poderá revelar-se uma boa alternativa a William, ou quem sabe, mais uma surpresa a que a actual direcção já nos habituou.

Veja um vídeo do jogador:


E tu adepto, o que achas desta contratação? Acreditas que Oriol Rosell é um bom reforço? O que pensas dele? Deixa-nos a tua opinião!


SCPBruno disse...

Tenho as minhas dúvidas em relação a esta contratação... Mas vamos ver como ele se adapta e se tem a qualidade necessária para render o William Carvalho caso ele fique...