NOTÍCIAS RECENTES

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

OPINIÃO: Vender para reforçar!



Ao contrário do que tem acontecido no outro lado da segunda circular, o mercado de transferências tem sido bastante calmo em Alvalade. Os jornais insistem que o Sporting está no mercado por um central e um avançado que colmate a ausência de Slimani durante a CAN mas a verdade é que até agora ainda não apareceu qualquer reforço no Auditório Artur Agostinho.

Na minha opinião não é necessário fazer um grande investimento neste mercado de inverno, antes pelo contrário. O plantel orientado por Marco Silva precisa de uma pequena limpeza para que as maiores promessas da Academia se possam afirmar definitivamente na equipa principal dos ''leões''. Há muitos nomes sem qualidade às ordens de Marco Silva e a sua saída poderia abrir espaço para a afirmação de jovens talentos que esperam ansiosamente por mais minutos no primeiro escalão do futebol português.

A baliza está bem entregue. Rui Patrício está em grande forma e Marcelo Boeck vai servindo para ocupar o banco de suplentes. No lado direito da defesa verde e branca há um claro excesso de opções. Cédric Soares, Miguel Lopes, André Geraldes e Ricardo Esgaio lutam por duas vagas na equipa principal. À partida Cédric será o titular sobrando espaço para um suplente. A meu ver Miguel Lopes é o indicado para ficar no plantel principal. Ricardo Esgaio precisa de um empréstimo a uma equipa da primeira liga tal como aconteceu com João Mário (Riquicho é um dos jovens ''leões'' mais promissores e precisa de espaço na equipa B). Já André Geraldes não tem espaço em Alvalade e a sua saída seria a opção mais correta. Na zona central da defesa há Paulo Oliveira, Maurício e Naby Sarr, sendo que Tobias Figueiredo começa agora a despertar a atenção dos mais desatentos. Defendo que Paulo Oliveira e Tobias deveriam formar a dupla titular no onze inicial de Marco Silva. Maurício dá um bom suplente e Sarr deveria seguir o caminho de Esgaio e ser emprestado até ao final da época para resolver algumas das suas lacunas. Para o lugar de quarto central há Nuno Reis ou outros na equipa B. No lado esquerdo não há quaisquer dúvidas: Jefferson a titular e Jonathan Silva a morder-lhe os calcanhares.

No meio campo William deverá permanecer pois o seu baixo rendimento na primeira metade da temporada afastou alguns dos tubarões interessados em garantir o jovem médio português. Rosell quer mostrar trabalho e poderá entrar no onze inicial a qualquer momento. Na posição oito temos Adrien Silva, o médio português em melhor forma a seguir a André André. Aqui o problema está no banco de suplentes. Slavchev já demonstrou que não tem a qualidade necessária (nem na equipa B consegue mostrar qualidade) e exige-se a sua saída. Temos Wallyson na equipa B, um médio de excelente qualidade que precisa de minutos na Primeira Liga e conseguiria substituir Adrien em caso de necessidade. A posição dez parece ser aquela em que Marco Silva tem mais dúvidas. André Martins começou a titular mas é um jogador muito limitado para um candidato ao título. Está na altura de deixar sair o jovem médio formado em Alcochete. João Mário é dono e senhor do lugar, Ryan Gauld demonstrou bons pormenores frente ao Vitória de Guimarães e por isso merece mais oportunidades na equipa principal. Marco Silva pode ainda adaptar Montero ao lugar ou usar a mesma estratégia que usou frente ao Estoril Praia, com Nani-Carrillo-Mané nas costas do ponta de lança.

O ataque é o sector que precisa de mais mexidas. As alas parecem estar bem entregues aos titulares Nani e Carrillo. Em caso de ausência de um deles há sempre Carlos Mané, que embora algo inconstante consegue fazer bons jogos e vem demonstrando bons pormenores e boa capacidade de desequilíbrio. Temos ainda Capel e Heldon que por muito profissionalismo que tenham, a verdade é que não podem ser opções válidas num candidato ao título de campeão nacional. Na minha opinião a saída em definitivo de ambos seria o melhor cenário para todas as partes. Jovens como Podence, Iuri Medeiros, Sacko ou Dramé começariam a ter mais espaço na equipa principal. Na posição de ponta de lança há um verdadeiro problema. Temos Montero, Slimani e Tanaka sendo que o argelino poderá ficar de fora durante os próximos dois meses. Há quem defenda uma ida ao mercado, mesmo que seja apenas para garantir um avançado por empréstimo até ao final da época mas sinceramente eu não concordo. O ano passado atacámos toda a época apenas com dois avançados e não houve grande problema. Montero é um atleta de grande qualidade e pode perfeitamente ser titular. Tem uma técnica espetacular e uma qualidade de passe fora do comum. Tanaka é um bom suplente, algo que ficou comprovado no jogo frente ao Famalicão em que o atacante japonês fez três assistências para golo. Sendo assim, o meu plantel para a segunda metade da temporada seria este:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Cédric Soares, Miguel Lopes, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Maurício, Jefferson e Jonathan Silva;
Médios: William Carvalho, Rosell, Adrien Silva, Wallyson, João Mário e Ryan Gauld;
Avançados: Nani, Carrillo, Mané, Montero, Slimani e Tanaka.

Saídas: Esgaio (empréstimo), Geraldes (definitivo), Sarr (empréstimo), Slavchev (definitivo), André Martins (definitivo), Capel (definitivo) e Heldon (definitivo);
Entradas: Tobias Figueiredo (equipa B), Wallyson (equipa B) e Ryan Gauld (equipa B).

Concorda com este plantel? Que alterações faria?
Gonçalo disse...

Concordo praticamente com tudo menos com a parte do Slavchev às vezes os jogadores estrangeiros demoram um ano ou mais a adaptarem-se ao futebol à língua e à cultura outros são rápidos na sua adaptação temos vários exemplos disso Herrera,Matic,Rojo, Carrilo ... vá-le a pena ser paciente. Naby Sarr devia ser emprestado para melhorar a capacidade de concentração. é sua principal lacuna pois tanto comete erros muito infantis como executa acções de dificuldade elevada pode ser um bom central (nunca será fantastico ou contrario de Tobias) mas precisa de estar concentrado o jogo todo, já Esgaio também devia ser emprestado para adquirir intensidade. O Nuno Reis pode ser o 4º central já demonstrou qualidade no mundial sub-20 no Olhanense e no Clube Brugge. João Mario por agora será o nosso 10 mas o seu futuro será a posiçao 8, Gauld devia ocupar o lugar de André Martins e Iuri Medeiros também já merece uma oportunidade ele pode jogar a extremo mas têm jogado a 10 é um jogador fantastico tem boa visão jogo, muita técnica, e um fantástico remate mas enerva-se com os erros perde-se no jogo facilmente mas quando está ativo é capaz de levar o Sporting B às costas. Tenho algumas duvidas quanto a Tanaka é bom para o markteking mas não é uma mais valia.Deyverson, Ghilas, Kleber, ou até Mazou encaixam melhor no estilo de jogo de Marco Silva e seriam mais valias especialmente os 2 primeiros. têm mais tecnica que Slimani e menos potencia. mas são mais rapidos e forte que montero

Unknown disse...

Antes de mais, obrigado pelo comentário gtm95scp!
Em relação ao Slavchev, admito que posso ter sido algo precipitado e um empréstimo poderá ser a melhor opção, pelo menos até ao final da época.
No que toca aos avançados é que não concordo totalmente. Gosto de Deyverson ou Kleber mas acho que Ghilas e Mazou não têm nível para o Sporting. Além disso qualquer um destes quatro nomes teria que chegar em definitivo e a melhor opção seria um empréstimo até ao fim da temporada 2014/2015.

Mickas disse...

Concordo com tudo excepto ao slavchev que devia ser emprestado porque ele é jovem e temos dar tempo para se adaptar;o Geraldes tem qualidade que ainda há duas semanas mostrou frente ao Guimarães por isso tambem emprestava-o

Gonçalo disse...

é com todo gosto que partilho a minha opinião e obrigado pelo seu post luis bento. respondendo ao Mickas o andre Geraldes em Guimarães supreendeu-me muito pela maneira como anulou Hernani talvez o jogador mais difícil de marcar no campeonato por ter um velocidade incrível uma técnica bastante banstante boa mas é muito fraco ao nível da tomada de decisão porem não me importava nada ve-lo a vertir de verde e branco em Alvalade acho que marco silva conseguia melhora-lo assim como melhorou carrillo que tambem tinha a mesma lacuna que hernani, voltando ao A.Geraldes esteve impecável a defender e ainda atacou é ai que residem as minhas duvidas será que tem qualidade para jogar no Sporting é que para num candidato ao titulo é preciso ter qualidade no momento ofensivo outra caracteristica que me impressionou foi a sua resistencia fisica sempre em alta intesidade e acaba o jogo com uma arrancada até à area do Guimarães quanto aos avançados acho que faz falta um avançado físico(consiga segurar bolas) com técnica e potente (rapidez e aceleração) e dei os exemplos que dei sempre a pensar em contratações definitivas e acho que Ghilas tem nivel para Sporting para mim é o melhor dos 4 mas também tenho as minhas duvidas quanto a Mazou ainda não sei bem o que vale tambem gostava de ver Lukasz Teodorczyk no Sporting é capaz de ser caro mas é o avançado(parcido com Lewandowski) para jogar no estilo de futebol que o sporting joga.

Lasilva disse...

Boa análise! No entanto não concordo com a solução para o Slavchev e para o Andre G., deviam ser emprestados.
Quanto ao resto tudo depende do objectivo, se a ideia é tentar fazer melhor do que na 1 volta e preparar o futuro com o Marco Silva ao leme está correcto, se for tentar ganhar alguma coisa ainda este ano ( liga e ou liga Europa) então é preciso pelo menos um defesa central experiente e com qualidade, porque parte dos golos que sofremos e por falta de um jogador experiente que seja um líder na linha defensiva.

Unknown disse...

O meu conhecimento do mercado é muito limitado (principalmente do mercado internacional) e por isso é que defendi uma aposta mais forte nos jovens da equipa B. Até porque não podemos apostar nos jovens só quando estamos sem dinheiro, é preciso dar minutos aos atletas que saem de Alcochete continuamente. Espero que esta limpeza seja feita pois o Sporting não tem condições financeiras para sustentar tantos jogadores.

debra morgan disse...

Olá,
Este é informar o público em geral que a senhora deputada, BRENDA ESPERO um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis a partir de
USD 20 mil dólares para 7000 mil dólares, euros e libras somente. Eu dou a empréstimos de negócio,
Empréstimos pessoais, empréstimos estudantis, empréstimos de carro e empréstimos para pagar as contas. contacte-nos hoje por e-mail para: (brendahope816@gmail.com)