NOTÍCIAS RECENTES

sábado, 2 de maio de 2015

Alguns apontamentos sobre a nossa equipa de futsal

 

A nossa equipa de futsal, orientada pelo fantástico Nuno Dias, começou a temporada 2014/2015 com grandes aspirações. Embora tenhamos perdido Divanei e Deo, dois dos melhores futsalistas que já passaram pelo nosso país, o Sporting reforçou-se com André Sousa, Fábio Lima, Fábio Aguiar, Diogo e Cássio. A conquista da UEFA Futsal Cup, o único título por conquistar a esta secção do clube leonino, era o grande objetivo. 

Depois de uma fase de grupos categórica em que eliminámos o todo poderoso Inter Movistar de Ricardinho e Cardinal, a final four da competição europeia não correu da maneira que se esperava. O Sporting caiu frente a um Barcelona muito mais forte individualmente. O terceiro lugar na prova acaba por se ajustar à capacidade dos jogadores leoninos.

Esta manhã o Sporting acabou por ser eliminado de outra competição, a Taça de Portugal, frente a um Benfica que esteve mais concentrado e num jogo em que as individualidades do nosso adversário voltaram a sobressair.

A verdade é que este Sporting não é o mesmo Sporting dos últimos dois anos. A onda de lesões que tem vindo a afetar a equipa não tem ajudado mas isso não desculpa tudo. A nossa equipa de futsal é orientada pelo melhor treinador que poderíamos ter. Nuno Dias é sem dúvida alguma um dos melhores treinadores de sempre em Portugal e da Europa sem dúvida alguma. Sendo assim, e depois das últimas duas temporadas quase perfeitas, podemos perceber que a queda de rendimento desta equipa não se deve ao treinador e restante equipa técnica.

A verdade é que o Sporting necessita de aumentar o investimento com a sua equipa de futsal. Os nossos melhores jogadores, João Benedito (36 anos), Cristiano (35 anos), Alex (35 anos), Marcelinho (34 anos), Paulinho (32 anos), Caio Japa (31 anos), Pedro Cary (30 anos) e Diogo (29 anos) já não vão para novos. A sua qualidade é inegável e a sua experiência é fulcral para a equipa mas a sua capacidade física já não é a mesma. Só Miguel Ângelo com 21 e Fábio Lima com 26 têm idade inferior a 27 anos, ou seja, nos próximos anos o Sporting será obrigado a fazer uma renovação do seu plantel e quanto mais tarde a fizer pior será.

Além da elevada média de idades da nossa equipa, a situação clínica da maior parte dos jogadores também é preocupante. Benedito, Cristiano, Marcelinho e outros elementos são constantemente assolados por lesões.

A falta de investimento é notória e são poucos os jogadores que conseguem criar desequilíbrios. Alex, Paulinho e Diogo são os atletas que mais destabilizam as equipas adversárias mas não chega. O Sporting arrisca-se a terminar a época sem qualquer título conquistado, algo que não pode ser visto com bons olhos numa das maiores potências mundiais da modalidade.