NOTÍCIAS RECENTES

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Leão gela na Rússia e deixa escapar a Champions

O Sporting foi, esta noite, derrotado por 3-1 no estádio Kimki, em Moscovo, num jogo que, tal como o da primeira mão, ficou marcado com alguns casos por parte da equipa de arbitragem. 

Com um sistema tático diferente do habitual, a equipa visitante entrou um pouco mais recuada que o normal e, graças a isso, o CSKA esteve desde logo mais pressionante e a jogar mais alto. Numa primeira parte marcada pelas perdas de bola de parte a parte e por algumas ocasiões de golo, ainda que esporádicas, da parte do Sporting. Após alguns lances sem grande destaque, a equipa do Sporting chegou ao golo aos 36 minutos, numa boa jogada de equipa protagonizada por João Pereira, que passou a bola, e Teo Gutiérrez, que concluiu e fez assim o 1-0.
Na primeira parte, destaque ainda para a lesão do lateral-direito brasileiro Mário Fernandes.

A segunda parte ficou marcada tanto pelos erros de arbitragem como pela quebra física por parte da equipa do Sporting. Após alguns lances que evidenciaram domínio ofensivo por parte da equipa russa a meio-campo, apareceu o golo que iria baralhar as contas da eliminatória. Depois da cobrança de um livre no flanco esquerdo do ataque moscovita, Adrien mete o pé à bola, desviando-a para Seydou Doumbia que, com a mão, colocou a bola dentro da baliza defendida por Rui Patrício. Estava instalada a confusão nas contas da eliminatória, que já na primeira mão tinha ficado marcada por alguns lances muito duvidosos. Sofrido o golo, o Sporting tentou reagir mas foi incapaz e o esforço realizado revelou-se inútil.
À passagem do minuto 72, Musa recebe um passe em profundidade, assistindo Seydou Doumbia que não vacilou perante uma tentativa de corte de Naldo e encostou para o fundo da baliza do Sporting, fazendo o 2-1 e igualando a eliminatória em 3-3.
Passado dez minutos houve lugar para aquela que pode ser considerada a decisão mais polémica do jogo, depois de um canto cobrado por Carrillo, Slimani cabeceia para o fundo da baliza de Akinfeev, fazendo assim o 2-2 e catapultando o Sporting para a fase de grupos da Champions. Contudo, o árbitro auxiliar invalidou o golo alegando que a bola saiu fora quando foi cruzada.
O Sporting não conseguiu reagir mais uma vez e, à passagem do minuto 85, Musa recebe um passe nas costas da defesa leonina e remata para o 3-1, arredando definitivamente a equipa portuguesa da luta por um lugar na liga milionária.

Destaque ainda para a expulsão de João Mário, por vermelho direto, após uma entrada dura sobre Musa. 

No final do jogo, Jorge Jesus considerou que "os casos foram determinantes para a eliminação" da equipa, referindo que no segundo golo marcado pelo Sporting "o árbitro levantou a bandeirola depois da bola entrar", recordando ainda que "existe o plano B, que é a Liga Europa, e as competições em Portugal".

Na zona de entrevistas rápidas, Adrien prestou declarações à RTP, confessando que não vale a pena falar de situações de arbitragem, porque são inúmeras, mas deixou uma indireta, dizendo que "não vi, sinceramente não posso explicar. O árbitro auxiliar tem o olho bastante apurado. Poderia
falar disso, mas não interessa", afirmando, também, que houve muitos erros por parte do Sporting que não deveriam ter sido cometidos, indo assim de encontro às declarações que João Pereira já havia prestado.

De referir, ainda que o Sporting segue agora para a Liga Europa e que o sorteio desta competição se realiza esta sexta-feira. dia 28 de agosto. 

Homem do jogo: Musa
Melhor jogador do Sporting em Campo: Paulo Oliveira
11 inicial: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jonathan, Aquilani (Fredy Montero, 89'), Adrien, João Mário (expulso aos 90'+2), Bryan Ruíz (Carlos Mané, 89'), Carrillo e Teo Gutiérrez (Golo aos 36', substituído aos 68' por Slimani)