Depois de um mercado de transferências que "nos levou" um dos jogadores mais experientes do meio-campo dos «leões», Stijn Schaars, e do afastamento, por opção técnica, de Zakaria Labyad da Equipa principal, o Sporting reforçou-se recorrendo a jogadores que já possuía nas suas fileiras e através do mercado português.
Analisando especificamente cada posição do meio-campo e tendo em conta que o Sporting joga numa táctica que engloba três médios, podemos começar pela posição de trinco. Nesta posição o Sporting já possuía Fábian Rinaudo, uma das peças que pareciam imprescindíveis, por ter tido sempre um papel de indiscutível com todos os treinadores que passaram pelo clube desde que o argentino chegou.
Para além de Rinaudo, o Sporting aproveitou um dos jogadores que tinha emprestado, nomeadamente ao Cercle Brugge, de seu nome William Carvalho. Um jogador que surpreendeu no seu regresso ao clube, e que parece ganhar o seu espaço na equipa, à medida que o tempo passa.
Na minha opinião, o jogador titular nesta posição deve ser, sem dúvida alguma, William Carvalho. O português está a maravilhar todos os adeptos do futebol português, e não só. Tem uma qualidade de passe e uma visão de jogo incrível, aliando a isso um sentido posicional excelente e uma capacidade de liderança acima da média.
Já no que diz respeito à posição de médio-centro, o Sporting dispõe no seu plantel de jogadores como Adrien Silva, André Martins e Vítor, três jogadores que podem fazer a posição, sempre com selo de qualidade.
No meu ponto de vista, a posição deve ser ocupada por Adrien Silva, um jogador que está em tremenda forma com Leonardo Jardim, sendo que o Sporting só beneficia com isso, uma vez que o médio tem tudo para ser um dos melhores a actuar em Portugal, possuidor de uma grande meia distância, visão de jogo, qualidade de passe e capacidade de luta.
Quanto à posição mais avançada do meio campo, para médio-ofensivo o Sporting possui André Martins, Vítor e Gerson Magrão (Adrien Silva também poderá fazer o lugar, mas não é onde rende mais), sendo que a aposta do treinador deverá recaír por um dos dois, uma vez que Labyad (era onde preferia jogar) foi afastado do plantel principal.
Para médio-ofensivo, a meu ver, deve ser André Martins o jogador titular, uma vez que tem recebido a confiança de Leonardo Jardim e não tem decepcionado. É um jovem com qualidade, que se crescer um pouco mais, pode acrescentar ainda mais qualidade ao meio campo dos «leões». Tem que melhorar a questão da finalização (embora no último jogo até tenha marcado um golo), mas o talento está lá, pelo que deve continuar a receber a confiança do treinador. Apesar disto, Vítor é um elemento a ter em atenção, porque é um jogador que também pode vir a fazer a diferença nesta posição, devido à sua qualidade de jogo alidada a uma experiência de primeira liga bastante larga.
Para além dos nomes já referenciados, Leonardo Jardim pode ainda fazer a ligação à Equipa B do Sporting, beneficiando da qualidade dos jovens como João Mário, Felipe Chaby, Kikas ou Iuri Medeiros.
Poucos mas bons é assim que os queremos. Um meio campo que, a meu ver é sem dúvida o setor chave da equipa, muito coeso e com qualidade que vai aumentando progressivamente. Relativamente ao Vitor há aqui 2 vertentes, válidas na minha opinião. Por um lado veio e acabou por tirar espaço a alguns jovens da equipa B, que teriam condições para integrar a equipa principal, como o caso de Chaby que havias referido. Mas por outro lado tenho noção que o fator experiência é muito importante e com a entrada de Vitor foi conseguido esse fator. Não é um jogador fora de série mas cumpre, não me alongando mais porque sei que jogar num Paços de Ferreira é diferente de jogar no Sporting. O tempo dirá. William, sem comentários, máquina. Adrien faz agora lembrar-me a qualidade e garra que demonstrou quando foi emprestado à Académica, estou a gostar bastante, esperemos que mantenha este nível exibicional, apesar de não ter estado tão bem neste último jogo. André Martins... Começo a concordar quando me dizem que a sua estatura pode ser um problema, não referindo o 1 x 1, mas sim o fator força, potência de remate e obviamente sendo mais "pequeno" terá de correr o dobro que os grandalhões... Vitor é capaz de levar vantagem nesse aspeto, apesar da estatura ser praticamente idêntica, é um jogador mais experiente, de certa forma acredito que isso pode ter influência na corrente do jogo. SL
Mais um grande post. Uma grande análise feita ao que no meu ver, é o "motor" da nossa equipa! SL
e o magrão?
Enviar um comentário