NOTÍCIAS RECENTES

sábado, 9 de novembro de 2013

Opinião: Acho uma tremenda piada...

A equipa de futebol do Sporting deslocou-se hoje, pelas 19h45, ao Estádio da Luz. A partida da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal terminou com o resultado de 4-3 após prolongamento, dando a passagem aos oitavos-de-final à formação orientada por Jorge Jesus.

Ao intervalo, o Benfica vencia por três bolas a uma, com hat-trick de Cardozo. Do lado verde-e-branco, Capel marcaria para os leões. Na segunda metade, Maurício e Slimani, já na compensação, levaram o jogo a prolongamento. Nesse período, um golo fortuito de Luisão fixa o 4-3 final e garante a presença dos encarnados na fase seguinte da competição.

Mas não, não venho falar do jogo em si, das exibições ou eficácia de uma ou outra equipa, de erros de arbitragem, nem sequer dos milhares e milhares de adeptos leoninos que estiveram presentes e apoiaram o nosso grande amor. Podia, mas não era a mesma coisa.

Hoje, venho falar-vos de uma coisa contra a qual luto e a qual tento combater a todo o custo. Mas, como se diz na gíria, "são mais que as mães". E não, também não são os supostos seis milhões de adeptos do rival encarnado.

Hoje, venho falar de alguns indivíduos a que gosto de apelidar como "pseudo-Sportinguistas". Todos nós conhecemos, pelo menos, um deles. O vizinho, a tia, o dono do café, o chefe da empresa, a mãe, o irmão, o colega de turma e até um amigo do tão conhecido Facebook.

Pensa que não conhece ninguém assim? Eu ajudo. São, aliás, bastante fáceis de identificar. Vejamos algumas das características que tornam um mero leão, adepto de futebol, num "pseudo-Sportinguista".

Antes do jogo, tínhamos na nossa equipa um dos melhores guardiões da Europa, apelidando-o até de "São Patrício"; depois do jogo, é um frangueiro inútil. Antes do jogo, Montero estava rotulado como matador verde-e-branco; depois do jogo, não presta porque não marcou. Antes do jogo, Marcos Rojo era um central empenhado e lutador; depois do jogo, é um miúdo infantil e irresponsável.

E não digo que alguns destes adjetivos não possam ser colocados, mas não desta forma. Sejam coerentes no que dizem.

E agora, ainda afirma nunca ter visto algum destes? Pois bem, já esperava essa resposta. Sim, essa mesma: "Afinal, bem vistas as coisas, partindo desse ponto de vista...".

Então, pense. Pense em como se torna irritante conviver, dia após dia, com alguém assim. Ou com muitos "alguéns" assim. Pense no quão enervante é ouvir, até o seu melhor amigo, ondular num perfil imenso de bipolaridade tal que é capaz de considerar um jogador como sendo o melhor do mundo e, instantes depois, criticá-lo sem demonstrar um pingo de dó, piedade ou compreensão.

O único ponto positivo de tudo isto são as rugas. Ou melhor, a prevenção e falta das mesmas. Está clinicamente provado que rir evita o precoce aparecimento, e também o desenvolvimento, de rugas. E que melhor oportunidade para soltar umas gargalhadas do que ouvir ou até mesmo ler baboseiras tais?

Sim, leu bem: rir. Nada mais posso fazer, a não ser rir. Rir de quem, com pobreza de espírito tal, não tem outra opção senão seguir a opinião das massas, só porque sim. Está "na moda", sabe? Acho uma tremenda piada a quem não sabe fazer outra coisa do que mudar de opinião de cinco em cinco segundos.

Mas sabe que mais? Estes "pseudo-Sportinguistas" só continuam a sê-lo porque nós, sim, eu e você, os verdadeiros, nada fazem relativamente aos comentários de quem tem na crítica destrutiva a sua melhor "qualidade". Temos que saber impor-nos. Mostrar-lhes que não podem, de maneira alguma, brincar com o nosso grande amor, criticando abruptamente e sem lógica ou razão aparentes.

Sim, porque para nós, para mim e para si, os verdadeiros, quem critica de tal modo o nosso clube do coração, e mais ainda, o nosso maior orgulho, a nossa vida, a nossa maior paixão, está a brincar com os nossos sentimentos. E isso, é inadmissível, revolta-me, deixa-me fula e torna-se impossível a convivência com pessoas assim.

De que nos vale, agora que o jogo terminou, que o apito soou e que o Benfica eliminou o Sporting, criticar desta forma tão destrutiva? Fará isso com que o tempo volte atrás? Possibilitará isso ao Sporting prosseguir na competição? Todos nós sabemos que a resposta a ambas as questões é o mais redondo dos "nãos".

Ser Sportinguista é difícil, sim. Nunca foi de outra maneira e nunca o será. Mas se nós o somos, é porque gostamos de o ser e temos orgulho em pertencer a esta família. Ser Sportinguista é ser diferente. E ser diferente é apoiar incondicionalmente, não só nos bons momentos como nos maus, lutar até ao fim, nunca baixar os braços e, mais importante que tudo isto, honrar e respeitar a camisola. É tudo o que temos o dever de fazer e o direito de pedir que aqueles bravos leões façam em campo. E nessa matéria, nada temos a apontar.

A ti, Sporting? A cada segundo te amo mais!
Sporting Clube De Portugal - Adeptos disse...

GRANDE POST!

É para mim o teu melhor post desde que existes no mundo do blogspot, sempre nos habituaste a grandes posts e grandes opiniões, mas este ultrapassa todas as expectativas.

Tenho-te a dar os Parabéns pela tua qualidade de escrita e vocabulário, e organização de post. Está um post brilhante e digno de ser lido por muita e muita gente.

Quanto ao post em si, concordo com tudo o que foi dito, tenho vergonha dos pseudo sportinguistas que só apoiam nas vitórias e que são todos brilhantes quando ganham, e quando perdem são sempre a maior merda à face da terra.

Quanto a mim, tenho orgulho em ser deste clube, amo este clube e hoje foi só mais uma prova de como o Sporting este ano não tem nada a ver com anos anteriores, estamos com uma grande qualidade de jogo, luta, raça, esforço, e sei que mais tarde ou mais cedo, isso tudo irá ser recompensado com a GLÓRIA!

FORÇA SPORTING!

Bruno Miguel disse...

Concordo com o post em geral. Mas vamos ser realistas o Rui Patrício é um guarda redes muito valorizado mais do que aquilo que ele realmente vale. Não é o guarda redes que querem fazer dele ponto. Nem sequer é o melhor guarda redes português quanto mais o melhor da liga como muitos dizem. Além do árbitro o grande culpado da derrota de ontem foi o Rui. Ficou a vista de todos. Agora temos de levantar a cabeça e ter confiança no futuro. Em janeiro espero que o Rui seja vendido. Sl a todos e viva o Sporting.

Unknown disse...

Concordo com cada palavra aqui escrita! Infelizmente, temos os dois extremos bem presentes no nosso clube: os melhores adeptos do mundo e os piores adeptos do mundo. Melhores adeptos do mundo porque, todos unidos, movem todos os obstáculos presentes no nosso caminho. Apoiam a nossa equipa como nunca ninguém viu, são o verdadeiro 12º jogador em todos os jogos, seja onde for! Mas a verdade, é que conseguem ser os piores adeptos do mundo, quando querem. Quando de facto a equipa joga imensamente bem e conseguimos 3 vitórias consecutivas ou mais, somos a equipa a praticar o melhor futebol do mundo, somos imparáveis e deviamos competir com Barcelonas e Reais Madrids! Quando se perde um jogo, somos os piores, não ganhamos a ninguém e deviamos de jogar nas distritais! O caso mais estúpido que já li, foi questionarem a capacidade do Rui Patrício. Um guarda-redes que já nos salvou de tudo e todos, já esteve presente em todos os melhores momentos dos jogos, salvou o Sporting de muita coisa e agora que sofreu um golo algo aparatoso já merece ir embora e não é nada de especial? Acho muio sinceramente, que adeptos desses, o clube não precisa! Precisamos sim, de adeptos que estejam lá quando a equipa cair, porque quando um erra, erram todos! SL a todos!

Marhya disse...

Bem! Que QUALIDADE Minha Irmã! :o :$ Que escrita mais linda! É que não há palavras para descrever o quão emocionante está este post! O quanto Cativante está! Parabéns: quer na escolha do tema em si, com o qual concordo plenamente(sendo um excelente "abre-olhos" e "cala-bocas" a muitos) quer na qualidade magnifica que tens, esta de cativar através deste teu Dom da Palavra, todos aqueles que tem a possibilidade de 'te' ler! Mais não digo, porque realmente nem existem palavras que te descrevam! Continua sempre! Segue o teu sonho, mas independentemente de tudo: NUNCA deixes de escrever! Amo-te mana! :')
Saudades e Beijinho a Todos, e espero que estejam bem! :3

Vitor Silva disse...

Excelente post sim senhor concordo em tudo. Mas tb tenho que concordar com o Bruno sobre o Rui Franguicio. Ele este ano já não dá tanta segurança. Além deste jogo viu se na seleção. Que não repita na sexta.