NOTÍCIAS RECENTES

domingo, 7 de setembro de 2014

OPINIÃO: O que ontem era bom agora já não serve?


 

As primeiras jornadas da Liga Zon Sagres 2014/2015 trouxeram ao de cima as fragilidades de alguns jogadores do plantel principal do Sporting. 

Principalmente no final do jogo na Luz, frente ao Benfica, choveram críticas à exibição de Maurício e foram apontados mil e um defeitos ao defesa central brasileiro. Muitos afirmaram que o ex-Sport Recife não tem qualidade para jogar de leão ao peito e que Marco Silva deveria apostar numa outra opção para fazer dupla com Naby Sarr. Justas ou não, o problema é que essas críticas chegam-nos de pessoas que ainda há um ano atrás tinham ficado abismados e surpreendidos com a qualidade do central brasileiro. No início da temporada 2013/2014 ninguém esperava que um reforço proveniente das divisões secundárias do Brasil chegasse à equipa principal do Sporting e se impusesse no onze inicial. A verdade é que muitos aplaudiram Maurício e elogiaram-no até ao fim.

Começa uma nova época e com a saída de Marcos Rojo para o Manchester United, Maurício perde um companheiro que foi importantíssimo na sua afirmação. Talvez influenciado pelo argentino, a verdade é que quando Maurício jogava lado a lado com Rojo os seus defeitos pareciam ser ''disfarçados'' e ''ofuscados''.

Mas os sportinguistas são como clientes de lojas gourmet e o que ontem era de top, hoje já não serve... A verdade é que o aumento do nível de exigência e a saída de Rojo parecem ser os motivos que levam os defeitos de Maurício a sobressair neste início de temporada. E eu não poderia estar mais de acordo!

Existe uma enorme diferença entre disputar o Campeonato Português, frente ao Arouca, ao Gil Vicente ou ao Penafiel, e a Liga dos Campeões, onde defrontaremos os maiores colossos europeus. A exigência é muito maior e a liga milionária será o verdadeiro teste aos jogadores leoninos. Não falo apenas de Maurício mas também de William Carvalho, Slimani ou Adrien Silva. Será nos embates contra equipas como o Chelsea ou o Schalke 04 que poderemos avaliar da melhor maneira a qualidade dos nossos atletas.

Será que Maurício ''desaprendeu'' ou o nível de exigência é demasiado baixo no campeonato nacional? Jogadores como William, Adrien ou Slimani conseguirão demonstrar o mesmo nível frente aos maiores clubes da Europa?
João Abreu disse...

Penso que ele não desaprendeu, mas sim que está a acusar um pouco a pressão de ser o pilar da defesa, um papel que pertencia ao Rojo. Na minha opinião o Mauricio têm qualidade de estar no onze inicial do Sporting, só precisa é de aprender a lidar com esta pressão que lhe foi imposta por nós, os Sportinguistas.

Carlos Quaresma disse...

O Maurício é bom jogador, e ainda vai melhorar. Viu-se na última jornada, diante do melhor ataque da Europa, e talvez do Mundo. Alarmes para quê, pois ainda lá temos mais jogadores para o lugar. Deixem o Marco e a equipe trabalhar. As alegrias virão.